Mais uma seleção está definida para os Jogos Olímpicos de Tóquio: a Argentina. O técnico Marcelo Mendez decidiu os 12 jogadores, após o encerramento da campanha na Liga das Nações, nesta quarta-feira, em Rimini (ITA), com a vitória sobre o Irã por 3 sets a 1.
Os olímpicos argentinos são:
Levantadores: Luciano De Cecco e Matias Sánchez
Opostos: Bruno Lima e Federico Pereyra
Pontas: Facundo Conte, Ezequiel Palacios, Cristian Poglajen e Nicolas Méndez
Centrais: Sebastian Solé, Martín Ramos e Agustín Loser
Líbero: Santiago Danani
Do elenco inscrito na Liga das Nações, foram cortados o levantador Nicolas Uriarte, os ponteiros Jan Martinez e Nicolas Lazo, o ponta/oposto Luciano Palonsky e o líbero Franco Massimino. O central Pablo Crer já havia anunciado, durante a VNL, a aposentadoria. Entre os 12 selecionados, quatro são estreantes em Olimpíadas: Loser, Danani, Sánchez e Nicolás Méndez.
Pela programação, a Argentina permanecerá na Itália para treinar antes da viagem para Tóquio. Neste período, Palonsky e Massimino seguirão com o elenco para os treinamentos. Estão previstos dois amistosos contra a Azzurra, nos dias 10 e 11 de julho. O time da casa poupou seus melhores jogadores da VNL. No dia 12, os comandados por Marcelo Mendez viajarão para Kagoshima, local da aclimatação no Japão.
A entrada na Vila Olímpica está marcado para o dia 20 de julho, com a estreia marcado para quatro dias depois, contra a Rússia. Na sequência, a Argentina enfrentará Brasil, França, Tunísia e Estados Unidos.
Na Liga das Nações, a Argentina venceu sete dos 15 jogos disputados. O time chegou à bolha de Rimini com apenas nove atletas, depois da contaminação de três jogadores e a precaução de isolar outros seis ainda em Buenos Aires. Marcelo Mendez só contou com o elenco completo na segunda metade da competição, exatamente quando teve as melhores performances.