Após conquistar o Campeonato Polonês, a PlusLiga, pelo Jastrzebski Wegiel, na última quarta-feira (10/5), o treinador argentino Marcelo Mendez dimensionou o tamanho de sua satisfação pela conquista. O título foi conquistado com vitória por 3 sets a 0 (25-15, 25-16 e 25-13) sobre o Zaksa, atual bicampeão da Champions League. Isso resultou em outro 3 a 0, na série de melhor de três.
– É especial. Sou um treinador que teve a sorte de jogar muitas finais na minha carreira. No entanto, aprecio especialmente os encontros anteriores com o Zaksa, porque esta é apenas a minha primeira temporada completa na PlusLiga. Então, estou muito feliz com esse sucesso. O Campeonato Polonês é um dos melhores do mundo. Estou extremamente orgulhoso dos meus jogadores. Sinto-me feliz no Jastrzebski Wegiel – comentou Marcelo, ao “TVP Sports”.
Esta foi a primeira temporada de Marcelo Mendez no time polonês. Anteriormente a equipe havia levantado a taça da Supercopa da Polônia, diante do mesmo Zaksa. Já na temporada anterior, o treinador comandou o Rzeszow, assumindo em dezembro de 2021, com a temporada já em andamento.
– Todos os nossos jogadores foram ótimos. Eles são muito importantes para mim. Sem eles, esta medalha não existiria. Temos jogadores que jogam mais e jogadores que jogam menos. Szymura, Hadrava, Tervaportii e M’Baye, que se encaixam perfeitamente na equipe, são jogadores excepcionais. Estou muito feliz porque cada um deles termina esta temporada da PlusLiga em excelentes condições – acrescentou Marcelo.
A temporada já histórica ainda reserva mais um capítulo entre as equipes: a final da Champions League. As equipes polonesas estarão frente a frente pelo título mais cobiçado do continente. Para muitos, o Wegiel não conseguiria este fato, afinal, o time engatou três derrotas seguidas entre dezembro e janeiro.
– A crise foi um momento extremamente importante para o grupo. Perdemos, mas não nos arruinou, porque decidimos todos juntos que a resposta a esta situação é trabalhar ainda mais. Não havia nada mais importante para nós. A galera jogou tudo em campo para ver os resultados em poucas semanas na forma de melhorar a qualidade do jogo. Na perspectiva de hoje, esta é uma das chaves para o facto de termos terminado a época com uma vitória na final do Campeonato Polonês – concluiu Marcelo, que fez história pelo Sada Cruzeiro, conquistando seis Superligas entre 2012 e 2018.