Vice-campeões brasileiros no ano passado, semifinalistas do Top 16 na primeira etapa da temporada 2024. Jogando juntos desde o meio de 2022, Mateus e Adelmo agora miram na América do Sul. Em Santo Ângelo (RS), a dupla disputará sua primeira etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia a partir desta sexta-feira (15/3). Eles terão a companhia de Teresa/Bárbara Ferreira, Carol Goerl/Juliana Simões e Jô/Pablo na disputa da sexta etapa da temporada 23/24 da competição. Ketlin/Vitória e Pedro Henrique/Kaique participam como convidados da organização do evento.
– Estamos felizes e motivados, vai ser o nosso primeiro Sul-Americano juntos. É sempre bom representar o Brasil, e será uma oportunidade para fazermos pontos no ranking internacional. Fizemos uma boa estreia no Circuito Brasileiro esse ano depois de uma bela campanha na temporada passada. Estamos prontos – afirmou Adelmo. – É nossa primeira convocação para o Sul-Americano em dois anos de parceria. É um passo a mais. A gente já jogou no Circuito Mundial juntos, mas o Sul-Americano tem uma experiência diferente, ainda mais aqui no Brasil. Então a gente conta muito com a torcida – completou Mateus.
Com 10 equipes no torneio masculino, a competição será disputada com dois grupos de cinco duplas, avançando seis para a fase final. No feminino, serão 12 parcerias divididas em quatro grupos de três times, com oito passando para a fase seguinte.
– Estou feliz em representar o Brasil em uma etapa do Circuito Sul-Americano no estado onde nasci. Tenho um carinho gigante pelo Rio Grande do Sul e estou com uma ansiedade boa para entrar logo em quadra. O resultado vai ser consequência do trabalho, então estamos focadas nos treinos e vamos dar o máximo para buscar a medalha de ouro para o Brasil – destaca a gaúcha Carol Goerl, que conquistou dois ouros e uma prata nas duas últimas temporadas do Circuito Sul-Americano.
Na disputa do Circuito Sul-Americano as duplas pontuam para seus países. O Brasil divide a liderança do ranking feminino com a Argentina, com 900 pontos. No masculino, está em segundo com 840 pontos – o Chile lidera com 980.