48 anos depois, o México está de volta ao pódio de uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira (26/10), o time dirigido por Nicola Negro levou a melhor sobre a Argentina por 3 sets a 2, parciais de 22-25, 25-23, 22-25, 25-18 e 15-13, faturando a medalha de bronze na edição de 2023.
Muita emoção em quadra das atletas e da comissão liderada pelo comandante do Gerdau Minas, em seu primeiro ano à frente do país. A última medalha mexicana havia sido conquistada em 1975, jogando em casa, na Cidade do México, também com o bronze.
– Depois do jogo de ontem, eu estava um preocupado, fisicamente e mentalmente. Na quarta jogamos um ótimo vôlei e perdemos. Hoje era para ganhar. Espero que essa conquista seja o início de uma história bonita do México – disse Nicola em entrevista ao Canal Olímpico de Brasil, citando e disputada semi contra as brasileiras na véspera – Queria muito agradecer ao Minas por ter me permitido fazer essa temporada com a seleção – completou ele, que agora volta a Belo Horizonte para dirigir o time minastenista na temporada 23/24.
O México teve as três principais pontuadoras da disputa pelo terceiro lugar: a ponteira Castro (26 pontos), a oposta Rivera (23) e a também ponteira Topete (20). Pelo lado argentino, destaque para os 15 acertos da ponteira Bulaich e os outo bloqueios da central Garcia.