O Gerdau Minas conquistou o título do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei ao derrotar o rival Dentil Praia Clube por 3 sets a 1, de virada – parciais de 23-25, 25-21, 25-15, 25-22 -, na noite desta sexta-feira, em Uberlândia. No quarto set, quando o jogo estava empatado em 6 a 6, o técnico minastenista Nicola Negro foi expulso de quadra, por conta de reclamação.
A oposta Kisy do Minas, foi a maior pontuadora do jogo, com 21 acertos, seguida por Peña, com 20. O Praia não contou na decisão com três titulares. A central Carol, que teve uma crise de labirintite na última quarta-feira e foi poupada e as dominicanas Brayelin e Jineiry Martinez, que ainda não se apresentaram. O Minas não conta com a ponteira Pri Daroit, com uma lesão na panturrilha.
O Praia dominou o primeiro set do início ao fim, mas o final foi com emoção. Chegou a abrir seis pontos de frente, aproveitando os erros do Minas, principalmente no saque e na recepção. Mas, ao poucos, a equipe do técnico Nicola Negro foi tirando a diferença contando com a potência de Peña. Pri Heldes praticamente não conseguiu jogar com as centrais por conta da má qualidade do passe. Gattaz não pontuou no fundamento na parcial. O set terminou num erro de rodízio da equipe da capital – Pri Heldes trocou de posição na rede antes de o saque acontecer. O Minas cedeu 10 pontos em erros contra apenas três erros das donas da casa.
As minastenistas começaram melhor o segundo set. Embora ainda oscilando na recepção, erraram menos saque e conseguiram pontuar nos contra-ataques, principalmente na china com Carol Gattaz. O time abriu 9 a 5 e Paulo Coco colocou a holandesa Anne Buijs no lugar de Vanessa Janke. Na sequência, Tainara foi para o jogo e mudou a realidade do Praia.
O Minas vencia por 14 a 8, mas aos poucos as anfitriãs foram tirando a diferença com Tainara sacando bem e definindo os contra-ataques. Pri Heldes continuava se apoiando muito nos ataques da Peña que, bem marcada, não conseguiu virar como vinha virando. O Praia diminuiu a diferença para dois pontos: 21 a 23. Mas, num bloqueio e Thaisa sobre Tainara e um ace também a central bicampeã olímpica, as minastenistas fecharam a parcial em 25 a 21. Apesar a vitória, o Minas ainda errou mais que as rivais: 8 a 4.
O Minas voltou mais consistente no fundo de quadra no terceiro set, diminuiu os erros e contou com a regularidade da Peña para virar as bolas de contra-ataque. Paulo Coco começou a parcial com Tainara e Lyara no time titular, mas o Praia teve dificuldades para colocar a bola no chão. No set mais tranquilo do jogo, as minastenistas fecharam em 25 a 15.
O quarto set foi marcado pela expulsão do técnico Nicola Negro, do Minas, após uma reclamação. quando o jogo estava empatado em 6 a 6. Paulo Coco começou o set com Tainara na posição de ponteira, no lugar de Vanessa Janke e Ariane na saída de rede. Mas, o Minas abriu 16 a 12, com o bloqueio funcionando bem. O Praia reagiu, encostou em 20 a 21, mas Kisy apareceu bem no final do set para pontuar e ajudar o Minas a fechar a parcial em 25 a 22.
Superliga
O Praia estreia na Superliga 2020/23 na próxima segunda-feira, contra o Brasília, no Distrito Federal, às 21h30. O Gerdau Minas recebe o Abel Moda Vôlei na terça-feira, às 19h, em Belo Horizonte (MG).
Dentil Praia Clube: Claudinha, Ariane, Letícia Hege, Angélica, Kasiely, Vanessa Janke e Suelen (líbero). Entraram: Tainara, Lyara, Anne e Ju Perdigão. Técnico: Paulo Coco.
Gerdau Minas: Pri Heldes, Kisy, Thaisa Carol Gattaz, Luiza Vicente, Peña e Nyeme (líbero). Entraram: Jacke, Larissa, Pri Souza e Larissa (líbero). Técnico: Nicola Negro.