Hexacampeão do Sul-Americano feminino de clubes (1999, 2000, 2018, 2019, 2020 e 2022), o Gerdau Minas encerra a temporada 2022/2023 em busca do seu sétimo título continental nesta semana. Depois de disputar a final da Superliga, a delegação minastenista permaneceu em Uberlândia (MG) para o último compromisso. De quarta a domingo, no ginásio do Praia Clube, a competição reunirá três equipes brasileiras, além de times da Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. O campeão e o vice-campeão do Sul-Americano vão garantir vaga para o Mundial de Clubes.
Bicampeão do Sul-Americano com o Minas, o técnico Nicola Negro destaca a importância da competição.
– Além de valer o título continental, estão em jogo duas vagas para o Mundial. Conquistar o título e, consequentemente, a classificação para a maior competição do planeta é um dos nossos objetivos da temporada. Isso reforça a grandeza do projeto do Gerdau Minas e a nossa ambição é continuar entre os melhores do mundo – afirma o treinador italiano.
O Gerdau Minas está no Grupo B, ao lado das bolivianas do Olympic e das uruguaias do Juan Ferreira, além do já conhecido Sesi Bauru. Na Chave A estão o anfitrião Dentil/Praia Clube, o Regatas Lima, do Peru, e as chilenas do Boston College. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão para as semifinais, que serão no dia 13. A disputa de terceiro lugar e a grande final serão disputadas no domingo (14/5).
De acordo com o Minas, a fase de grupos será exibida pela Voleysur TV (YouTube), enquanto as finais têm transmissão prevista também pelo Sportv2.