Na atual temporada, o elenco do Fiat/Minas conta com a mescla entre nomes consagrados e jovens das categorias de base, uma premissa do clube como formador. Assim, a edição 2020/21 da Superliga Masculina ficará marcada na história dos atletas Gustavo Orlando, Paulo, Varela, Kelvi, Arthur Bento, Gabriel Cabral e Kihara, que estrearam no maior torneio nacional da modalidade e contribuem para a boa campanha da equipe na competição.
Ter um time recheado de jovens talentos é um dos propósitos do Minas, e o trabalho ao lado de jogadores experientes tem dado resultado. O time minastenista está de volta à final da Superliga após 12 anos e inicia a disputa pelo título na próxima quarta-feira, às 19h, contra o EMS/Taubaté, no Centro de Desenvolvimento de Saquarema.
O levantador Gustavo Orlando tem 18 anos; o oposto/ponteiro Paulo, o ponteiro Varela, o líbero Kihara e os centrais Kelvi e Gabriel Cabral têm 19 anos; e o caçula do time é o ponteiro Arthur Bento, que tem apenas 16 anos e é considerado uma das grandes revelações do clube. Além dos atletas estreantes, o Fiat/Minas conta com mais quatro jovens: o levantador Gustavo Nicomedes, o central Juninho, o oposto Lucas e o ponteiro Marcus, que já haviam jogado na temporada passada.
Gustavo Orlando tem entrado em boa parte dos jogos e comemora, além da oportunidade de jogar, o fato de treinar ao lado do seu ídolo, o multicampeão William.
– A chance de poder disputar uma semifinal de Superliga sendo a minha primeira, é realmente incrível, poder dividir a quadra com meu ídolo, aprendendo e me inspirando com ele, não tem preço. Eu realmente vou guardar esses momentos da minha carreira na memória em um espaço muito especial. É um sonho se realizando da melhor maneira que poderia acontecer. E agradeço muito ao Minas Tênis Clube por me proporcionar esse momento tão incrível.
Já o oposto Paulo define como fenomenal a oportunidade recebida pelo Minas e pelo técnico Nery Tambeiro.
– Tem sido incrível para mim essa experiência. Esse início de carreira profissional está sendo maravilhoso, e o Minas fornece muitas oportunidades para os jovens. Eu gosto muito de ver o Escobar jogando, o Honorato, o Lazo, o próprio William, gosto de ver todos mesmo do time. Estamos aprendendo, observando e absorvendo tudo que eles têm de melhor. Fico muito feliz de poder contar e conversar com eles. Acredito que para todos os jovens está sendo maravilhosa essa experiência. Com certeza vai agregar muito no futuro para todos nós. Está sendo fenomenal mesmo – vibra o jogador.
Nery Tambeiro, responsável por acompanhar, desenvolver e dar oportunidades para os jovens destaca que o momento é de aprendizado para todos.
– É um ano de capacitação e aprendizado para esses meninos. Eles saíram direto do infanto-juvenil para o adulto, é um pulo muito grande. Estamos investindo nesses atletas. São jovens que contribuem no treino e precisamos deles em alto nível para o crescimento do time titular, eles têm a responsabilidade maior nos treinos para promover o crescimento da equipe como um todo – afirma o treinador do Fiat/Minas.