O que você fazia quando tinha 15 anos? Se a pergunta for feita para Giovana Guimarães, ela vai dizer que estreava na equipe profissional do Gerdau Minas. Nesta quinta-feira (27/10), a meio de rede, de 1,92m, foi uma das apostas de Nicola Negro na partida diante do JustForYou/Vinhedo. Com direito até a ponto para fechar um dos sets, a camisa 3 colaborou na vitória por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 25-12, 23-25 e 25-17, na Arena Praia, em Uberlândia, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro de 2022.
A jovem central Giovana Guimarães, formada nas categorias de base, foi incluída no elenco adulto para substituir Rebeca, que está na fase final de recuperação de uma fratura no quinto metatarso. Na posição, ela tem “apenas” a concorrência de Carol Gattaz, Thaísa e Julia Kudiess. Na partida de hoje, o técnico italiano deixou as duas atletas mais renomadas, vitoriosas e experientes no banco de reservas, formando a dupla com as duas mais novas. Giovana terminou o duelo com oito pontos: cinco no ataque, com aproveitamento de 71%, dois no bloqueio e um no saque.
A equipe ainda foi alterada em outras posições. Na saída de rede, oportunidade para Larissa Brandão, outra jovem, com 17 anos e 1,90m, no lugar de Kisy. No levantamento, Pri Heldes ficou no banco, com Jacke, contratada nesta temporada, ganhando uma chance. Já a linha de passe teve a líbero Nyeme e as ponteiras Pri Souza e Peña. A dominicana terminou com 21 pontos, seguida por Julia Kudiess (16) e Larissa Brandão (15).
Pelo lado time paulista, convidado para a disputa do Estadual de Minas Gerais, o técnico Chicão usa a competição como preparação para a Superliga B, grande objetivo da temporada. E ele, nitidamente, não aprovou a atuação nas duas primeiras parciais, demonstrando insatisfação nos pedidos de tempo, com excesso de erros e sem cumprir a estratégia tática traçada. No terceiro, Vinhedo, com alterações na escalação, mostrou mais volume de jogo e regularidade na virada de bola e merecidamente estendeu a partida.
Nesta sexta-feira, pela última rodada, o Gerdau Minas joga pelo título estadual contra o arquirrival Dentil/Praia Clube, a partir das 19h30. O clássico será exibido pela Nsports, pelo YouTube e pelo site oficial, com narração de Bruno Souza. Às 17h, Vinhedo duelará com o Brasília.