O Itambé Minas é um dos times com grande reformulação prevista para a temporada 2023/2024, a começar com a troca no comando: a chegada de Guilherme Novaes, do Vedacit Guarulhos, para o lugar de Nery Tambeiro, que fará o caminho inverso. E na construção do elenco o time está de olho no mercado internacional.
Entre os nomes analisados neste mercado de transferências, o jovem ponteiro cubano Julio César Cardenas, do Perugia, da Itália, interessa. O jogador de 22 anos e 1,97m teve uma concorrência pesada na atual temporada: Wilfredo Leon, Kamil Semeniuk e Oleh Plotnystskyi. E desta forma jogou pouco.
Na campanha do título mundial, em Betim (MG), em dezembro, ele foi mais utilizado em passagens pelo saque, um dos fundamentos em que se destaca. Antes de atuar pelo Perugia, o cubano de destacou pelo Tourcoing, da França, além de uma passagem pelo Obras de San Juan, da Argentina.
Com a surpreendente eliminação do Perugia nas quartas de final do Campeonato Italiano, é esperada a mudança no comando, com a saída de Andrea Anastasi. E assim a chegada de um novo treinador será decisiva para a definição dos rumos do atual elenco para 2023/2024.
Semifinalista da Superliga, o Itambé Minas não contará na próxima temporada com o levantador William e o oposto Leandro Vissotto, que irão se aposentar. Além deles, titulares já definiram a saída: o ponteiro Honorato defenderá Joinville, enquanto o central Mateus Pinta jogará no Farma Conde/São José. O levantador Resley é outro de saída, também rumo ao Joinville, enquanto o meio de rede Juninho acertou com o Vôlei Renata. Já o cubano Elian voltará a atuar no vôlei europeu.
Entre as permanências estão o líbero Maique e vários jovens: o oposto Paulo, o central Kelvi e o ponteiro Arthur Bento, por exemplo. O oposto Samuel, das Seleções de base, deve subir definitivamente para o time adulto.