O Campeonato Mundial feminino de clubes em 2019 começa a ganhar corpo.
Nos últimos dias, a Federação Internacional de Vôlei enviou aos campeões continentais a confirmação da vaga garantida na competição.
Neste grupo estão o Itambé/Minas, vencedor do Sul-Americano, o Novara-ITA, ganhador da Champions League, e o Bohai Bank Tianjin-CHN, campeão asiático. Eles foram comunicados pela entidade e respondem com o interesse ou não em participar.
Tanto o time brasileiro quanto o italiano já deram a sinalização positiva para a FIVB.
Outro participante certo no Mundial é o Zhejiang, como “time da casa”.
Existem ainda quatro vagas abertas, preenchidas por convite, que serão preenchidas nos próximos meses. Um dos prováveis convidados é o Dentil/Praia Clube. O time de Uberlândia participou da edição de 2018 e já teria sinalizado positivamente para retornar à competição. É bem provável que a Turquia, com os poderosos Vakifbank e Eczacibasi, esteja entre os beneficiados com o wild card.
Vale lembrar que os convites incluem o pagamento para os organizadores do evento. Este expediente é antigo e já fez com que vários times desistissem de participar, alegando altos custos. O Sesc, antigo Rexona, foi um deles.
O Mundial será disputado na cidade chinesa de Shaoxing, entre 3 e 8 de dezembro. O Vakifbank é o atual campeão, após derrotar o Minas na final.
LEIA TAMBÉM
+ Brasil vence a Sérvia e fica a uma vitória da classificação
+ Uberlândia será a sede do Pré-Olímpico feminino, em agosto
+ Lucarelli é destaque no ataque na Liga das Nações
+ Sheilla reafirma desejo de voltar à Seleção
+ Mara é anunciada pelo Osasco
+ Etapa de Portugal pode encaminhar classificação do Brasil na VNL masculina