Para se adaptar às dimensões enormes do Mineirinho – palco da primeira partida da final da Superliga Cimed Feminina 2018/2019, no próximo domingo, às 11h -, Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube já treinam em ginásios grandes nesta segunda-feira. O segundo confronto será no dia 26 (sexta-feira), às 21h30, no Sabiazinho, e o terceiro, se necessário, dia 3 de maio (sexta-feira), novamente em BH, às 21h30. Todos os jogos terão transmissão pelo SporTV 2.
O Minas treina no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), a partir das 17h, e o Praia, no mesmo horário, no Sabiazinho, ginásio que não é tão alto como o de BH, mas já é maior que a Arena onde o clube normalmente manda seus jogos.
Para as jogadoras do Triângulo Mineiro, o local traz ótimas recordações. Foi lá que o time derrotou o Sesc RJ por 3 sets a 0 – parciais de (25/19, 25/23 e 25/17) – no segundo jogo da final da Superliga 2017/2018, devolvendo a derrota sofrida no primeiro confronto, no Rio. E, no chamado golden set (set desempate), as praianas voltaram vencer, por 25 a 18, conquistando o título inédito e levando à loucura os 6 mil torcedores que coloriram o Sabiazinho de preto e amarelo e fizeram uma grande festa, no dia 22 de abril de 2018.
O time-base do Praia, do técnico Paulo Coco era: Claudinha, Fawcett, Fê Garay, Amanda, Fabiana, Walewska e Suelen (líbero). O Sesc, do técnico Bernardinho, jogou com: Roberta, Monique, Gabi, Durssyla, Mayhara, Juciely e Fabi (líbero). O jogo marcou a despedida da líbero Fabizinha das quadras.
Minas: jejum de 17 anos
O Minas conquistou seu primeiro e único título de Superliga (antes de 1994 a competição nacional tinha outro nome) na edição de 2001/2002, no Mineirinho, numa equipe que tinha Fofão, Pirv, Elisângela, Angela Moraes, Marina, Erika e Ana Volponi (líbero), além de promessas do vôlei como a oposto Sheilla, na época com 17 anos, as centrais Fabiana e Juciely e a levantadora Fabíola. O time era treinado pelo técnico Antônio Rizola.
O time-base do BCN, treinado por José Roberto Guimarães, era: Carol Albuquerque, Patrícia Cocco, Virna, Paula, Valeskinha, Janina e Arlene (líbero).
O título inédito aconteceu no dia 28 de abril de 2002, com a vitória por 3 sets a 1 sobre o BCN/Osasco – parciais de 25/21, 23/25, 25/16 e 25/20 -, em 1h51min, diante de 21.033 torcedores que lotaram o ginásio do Mineirinho e bateram o recorde em jogos femininos de vôlei no Brasil. O Minas repetiu o feito do L’Aqua di Fiori-Minas, campeão brasileiro em 1992/1993.
Dessa vez, o público vai ser bem menor. Por questões de segurança, a CBV e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais liberaram a carga de apenas 12 mil ingressos para serem vendidos.
SUPERLIGA CIMED FEMININA 18/19
FINAIS
PRIMEIRA RODADA
21.04 (DOMINGO) – Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube, às 11h, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG)
SEGUNDA RODADA
26.04 (SEXTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube x Itambé/Minas, às 21h30, no Sabiazinho, em Uberlândia (MG)
TERCEIRA RODADA (SE NECESSÁRIO)
03.05 (SEXTA-FEIRA) Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube, às 21h30, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG)
LEIA TAMBÉM
+ EMS/TAubaté supera o Sada/Cruzeiro em Contagem e vai pegar o Sesi na decisão
+ Sesi SP derrota o Sesc RJ no tie-break e é o primeiro finalista da Superliga Masculina
+ Renan solta a primeira lista dos convocados para a Seleção Masculina
+ Novara elimina o Vakifbank, no golden set, com 39 pontos de Egonu
+ De virada, Sesi-SP derrota o Sesc RJ e já pode garantir vaga na final no próximo sábado
+ Civitanova bate poloneses e vai encarar o Zenite Kazan na final da Champions
+ EMS/Taubaté vira para cima do Sada/Cruzeiro e faz 2 a 0 na série semifinal
+ Dentil/Praia Clube atropela o Sesi/Bauru de novo e vai à final da Superliga
+ Itambé/Minas sofre em Osasco, mas se garante na decisão
+ Fivb atende atletas e cria ações para minimizar efeitos do calendário
+ Adenízia pede afastamento da Seleção e deixa Tóquio-2020 em aberto
+ Um papo com Macris sobre Seleção, veganismo, ranking e futuro
+ Patrocínio do Sesc é renovado e time feminino começa a reconstrução
+ Seleção Masculina jogará em Cuiabá e Brasília na Liga das Nações
+ Bruninho exclusivo: “Cabeça do Leal encaixando com filosofia da Seleção”