O Gerdau Minas estreou com derrota no Campeonato Mundial de Clubes Feminino de Vôlei 2024. Na noite desta segunda-feira (16/12), a equipe mineira foi derrotada pelo Milão, da Itália, por 3 sets a 0 – parciais de 25-17, 25-22, 27-25 -, na cidade de Hangzhou, na China, em partida válida pelo Grupo A. A europeia é a atual vice-campeã continental e a base da Seleção Italiana campeã olímpica deste ano, em Paris.
As opostas Kisy, do Minas, e Paola Egonu, do Milão, foram as maiores pontuadoras do jogo com 18 acertos cada uma. O Minas volta a jogar na madrugada de quarta-feira, à 1h30 (horário de Brasília), contra o Zamalek Sporting Club, do Egito, adversário mais tranquilo do time mineiro na competição. As minastenistas encerram a participação na fase classificatória contra o Tianjin, da China, na sexta-feira, às 8h30. Ainda hoje, o outro time brasileiro no Mundial de Clubes, Dentil Praia Clube estreia contra o Conegliano, da Itália, pelo Grupo B à 1h30, com transmissão pela VBTV e pelo Sportv. Confira aqui a tabela do Mundial de Clubes.
O Minas errou muito, teve bastante dificuldade no passe e as bolas de velocidade da levantadora Jenna Gray com as centrais Thaisa e Kely seguem irregulares. O Milão abriu larga vantagem logo no início e não teve dificuldade para fechar a parcial. No segundo, com Pri Daroit no lugar de Plak para tentar melhorar o fundo de quadra, o time mineiro empatava o jogo em 2 a 2, mas viu o Milão abrir 9 a 2. O Minas reagiu, conseguiu uma sequência de cinco pontos diretos e foi para 21 a 24, mas acabou perdendo o set por 25 a 22.
Na terceira parcial, Nicola Negro manteve Pri Daroit e Glayce na ponta nos lugares de Plak e Peña. O Minas começou melhor. Com Thaisa no saque, fez 5 a 1, mas não conseguiu sustentar a boa frente durante muito tempo. Parou no bom bloqueio italiano e teve muitos erros de saque, principalmente. Nesse ritmo, o Milano passou à frente do placar em um ace da Kurtagic. O Minas reequilibrou o jogo, melhorou a virada de bola e fez jogo duro com as italianas na reta final, mas o Milano fechou em um ataque de Egonu.
GERDAU MINAS: Jenna Gray, Kisy, Kely, Thaisa, Celeste Plak, Peña e Kika (líbero). Entraram: Glayce, Pri Daroit, Amanda e Fran. Técnico: Nicola Negro
MILÃO: Orro, Paola Egonu, Anna Danesi, Hena Kurtagic, Nika Daalderop, Sylla e Fukudome (líbero). Técnico: Stafano Lavarini.