No confronto entre o time que mais venceu Superligas na história da competição – o Sesc RJ Flamengo – e o atual tricampeão da competição – o Gerdau Minas -, o equilíbrio foi a tônica e a vitória foi das donas da casa. De virada, depois de perder os dois primeiros sets, as mineiras venceram por 3 a 2 – parciais de 16-25, 23-25, 25-17, 25-22, 15-13 -, na noite desta terça-feira, na Arena Uni-BH, em Belo Horizonte (MG), em partida válida pela nona rodada do turno da Superliga Feminina de Vôlei 2022/23. Confira aqui os jogos da Superliga e do Mundial de Clubes que serão transmitidos nesta semana.
A ponteira norte-americana Roni, do Sesc RJ Flamengo, foi a maior pontuadora do jogo, com 29 pontos. No Minas, quem mais pontuou foi a oposta Kisy, com 27 acertos, dona do Troféu Viva Vôlei da noite.
Nicola Negro começou o jogo com Júlia Kudiess de titular, poupando a capitã Carol Gattaz para o Mundial de Clubes, mas teve de colocar a camisa 2 do Minas a partir do segundo set para buscar a reação. Foi a última partida do Minas antes do embarque para o Mundial de Clubes da Turquia, que acontece entre os dias 14 e 19 deste mês, na cidade de Ankara.
Com o resultado, o Minas assumiu a vice-liderança da Superliga, ao menos provisoriamente – pode perder o posto ao longo da semana -, com 19 pontos, atrás do líder invicto Dentil Praia Clube, que tem 28 pontos (10 vitórias). O Sesi Bauru tem 18 pontos e o Sesc RJ Flamengo 15, completando o G4. Veja aqui a classificação atualizada da Superliga.
Apesar da derrota, o Sesc RJ Flamengo sai de quadra com motivos para comemorar. Fez uma grande partida, com um elenco bem mais limitado que o do Minas, que ainda não conseguiu se ajustar na competição até agora. Com um saque agressivo e bem organizado taticamente – no sistema bloqueio-defesa -, o time carioca foi melhor nos dois primeiros sets.
O Minas segue muito inconstante, ainda tentando fazer o time jogar com a velocidade dos últimos anos, mas sem Macris. A equipe errou muito. No primeiro set, cedeu 10 pontos, contra apenas três das rivais cariocas. No quarto set, chegou a abrir seis pontos de frente, mas deixou o Sesc RJ Flamengo virar em 19 a 18, com Roni definindo com personalidade. Depois de um erro de combinação de jogada, Nicola Negro fez a inversão do 5 x 1 e foi a vez e das mineiras virarem, com dois aces da jovem oposta Larissa, fazendo 22 a 21, encaminhando a vitória.
As donas da casa empataram o jogo e a partida foi para o tie-break. O Sesc RJ Flamengo começou melhor e abriu logo 6 a 3 no placar. Teve a bola para fazer o 7 a 3, mas desperdiçou o contra-ataque. Numa boa passagem de Carol Gattaz, o Minas encostou em 5 a 6 e contou com dois erros do Sesc RJ Flamengo para abrir três de frente. As cariocas encostaram, tiveram o contra-ataque para fazer o 14 a 14, mas deu Minas, por 15 a 13.
Mundial de Clubes
O Minas embarca na próxima sexta-feira para Ankara. O Mundial começa no dia 14, mas a equipe mineira só estreia no dia 15, contra o Vakifbank, da Turquia, da ponteira Gabi e da oposta italiana Paola Egonu. O Praia também disputa o torneio e estreia dia 14 contra o Eczacibasi, da oposta sérvia Tijana Boskovic. Minas e Praia estão em grupos opostos. Veja aqui a tabela do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei.
O Minas agora só volta a jogar, pela Superliga, no ano que vem. O Sesc RJ Flamengo terá mais de duas semanas de folga na tabela. Enfrenta o Energis 8 São Caetano no dia 22 de dezembro, às 19h30, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio. O Minas volta a jogar pelo torneio nacional no dia 9 de janeiro, contra o Pinheiros, em casa, pela 11ª rodada do turno.