O Itambé Minas perdeu para o Perugia por 3 sets a 0 – parciais de 25-18, 26-24, 25-22 -, na tarde desta quinta-feira (7/12), na cidade de Bangalore, na Índia, pela segunda rodada do Grupo a do Campeonato Mundial de Clubes 2023, mas apesar da derrota segue com chances de ir à semifinais.
O ponteiro/oposto Paulo, do Minas, foi o maior pontuador da partida, com 17 pontos (12 de ataque, 1 de bloqueio e 4 de saque). O ponteiro Semeniuk foi o destaque do Perugia, com 11 acertos (8 de ataque, 1 de bloqueio e 2 de saque). Flávio jogou bem e terminou a partida com 9 pontos (6 de ataque e 3 de bloqueio). Leon não jogou.
A equipe mineira, que estreou com vitória sobre o Ahmedabad Defenders, da Índia, em sets diretos, na quarta-feira, torce para que, nesta sexta-feira, o Perugia confirme o favoritismo e vença o time indiano na partida que será transmitida às 12h, pelo streaming da Volleyball World.
Na abertura da rodada desta quinta, o Sada Cruzeiro derrotou o Suntory Sunbirds (JPN) por 3 sets a 2 e joga pela vaga na semifinal, pelo Grupo B, contra o Halbank, da Turquia, nesta sexta, às 8h30 (horário de Brasília), com transmissão pela ESPN 2, Star Plus e também na Volleyball World.
O Sada Cruzeiro busca o pentacampeonato do Mundial de Clubes (foi campeão nas edições de 2013, 2015, 2016 e 2021). O Minas disputa o torneio pela terceira vez. Em 2016, em Betim, o time terminou na sétima posição, e no ano passado, também no Divino Braga, ficou em quarto, após perder o bronze para o Sada Cruzeiro. O Perugia venceu o Trentino na decisão do ano passado, no Brasil.
Gui Novaes optou por começar o jogo com o ponteiro Lucas Lóh no lugar do Marcus pensando na recepção e no volume de jogo, mas o Perugia foi implacável no primeiro set e o Lóh, assim como o restante da equipe – com exceção do Paulo – teve muita dificuldade na virada de bola. A partir do segundo set, Murilo Radke foi o levantador da equipe mineira. Com Paulo bem no ataque e no saque, o Minas fez jogo duro com os atuais campeões mundiais e perdeu com a diferença mínima: 26 a 24. No terceiro set, Marcus começou jogando no lugar de Lóh e o time ganhou mais força ofensiva. O Minas perdia por quatro pontos de diferença, empatou, mas não conseguiu manter o bom ritmo até o final.
ITAMBÉ MINAS: Gustavo Orlando, Sánchez, Renan, Isac, Lucas Lóh, Paulo e Maique (líbero). Entraram: Marcus, Bryan e Murilo Radke. Técnico: Guilherme Novaes
PERUGIA: Giannelli, Bem Tara, Flávio, Solé, Semeniuk, Plotnytskyi e Colaci (líbero). Técnico: Entraram: Held e Herrera. Angelo Lorenzetti.