O Minas Tênis Clube abre as portas para equipes de base a fim de promover um intercâmbio entre jovens talentos da modalidade. Desde junho, as quadras da Arena UniBH e Arena Itambé (Areninha) são palcos da Copa Minas. A competição se destaca pela presença de atletas de diversas regiões do Brasil e do mundo.
A tradicional competição já faz parte do calendário da modalidade há anos e é fundamental para dar ritmo de jogo para as atletas. Neste ano, a Copa Minas sub-18 tornou-se Copa Internacional U18, já que contou com a participação do Sports Performance Volleyball Club, de Chicago (EUA). A equipe estadunidense se consolidou como a grande campeã do torneio e o Minas se garantiu entre os quatro melhores, parando na semifinal.
– Um dos objetivos deste ano era aumentar o número de jogos em todas as categorias e estamos fazendo muito bem. Começamos o ano sendo os campeões da Nike Boston Festival, em Boston (EUA), que foi uma experiência muito além da taça. Fizemos uma imersão na cultura americana e promovemos o intercâmbio entre atletas de diferentes nacionalidades. Recentemente, recebemos em nossa casa um dos times estadunidenses com o melhor programa de base do mundo. Isso não tem preço! Acreditamos muito que as conexões são a fórmula para o crescimento das nossas atletas – pontuou o treinador principal da base do vôlei feminino do Minas, Edgard da Gama.
“Experiência em nível mais alto”
Outras categorias também já estiveram em quadra. Os times sub-15 e sub-16 conquistaram os títulos das categorias com autoridade, enquanto o sub-17 parou nas quartas de final.
Para o técnico Tiago José Silva, o torneio tem por objetivo maior preparar as atletas para as grandes disputas nacionais do calendário de base.
– As Copas são de extremo valor para as atletas, porque permitem que elas tenham experiência num nível mais alto. Além disso, incrementam a preparação para os principais torneios do ano – disse Tiago, que foi analista de desempenho do Gerdau Minas nas últimas três temporadas.