O Gerdau Minas sofreu, mas acabou derrotando o Brasília por 3 sets a 2 – parciais de 25-22, 23-25, 27-25, 19-25, 15-9 -, na noite deste sábado, no Ginásio do Sesi Taguatinga, em Brasília, pela oitava rodada do turno da Superliga Feminina de Vôlei 2022/23 ocupa agora a terceira colocação, com 17 pontos (6 vitórias e 2 derrotas), atrás do líder invicto Dentil Praia Clube, que tem 22, e do Sesi Bauru, com 18 (6 vitórias e 2 derrotas). O time do Distrito Federal continua em décimo lugar, agora com 4 pontos (7 derrotas e 1 vitória). Veja aqui a classificação da Superliga.
O Brasília fez uma grande partida. O Minas precisou se superar. A oposta Arianne, da equipe anfitriã, foi a maior pontuadora do jogo, com 22 pontos. A ponteira Pri Daroit foi a maior pontuadora do seu time, com 17 pontos, ao lado da oposta Kisy, e foi eleita pela comissão técnica mineira a melhor em quadra, ficando com o Troféu VivaVôlei.
Com mais uma atuação irregular, principalmente no passe e na virada de bola nas extremidades, o Minas dá sinais de que, nesta temporada, ainda busca uma formação equilibrada pra busca o quarto título consecutivo da Superliga.
O técnico Nicola Negro, do Minas, começou o jogo com Pri Daroit e Peña na ponta e manteve Julia Kudiess no meio, no lugar de Carol Gattaz, poupada para o Mundial de Clubes. Brasília, treinada pelo técnico Duda Nunes, ex-auxiliar de Nicola no Minas, manteve a tradição de dar trabalho aos times de maior investimento, com uma defesa bem postada e boa distribuição.
O Minas chegou a abrir uma boa frente no terceiro set, dava a impressão de que ganharia a parcial de forma tranquila, mas se complicou no final e só venceu por 27 a 25. No quarto set, Brasília desarmou a recepção mineira. Nicola Negro colocou a jovem Luiza Vicente para passar no lugar da Peña, mas teve logo de desfazer a substituição porque as donas da casa só aumentaram ainda mais a vantagem. As mineiras reagiram na reta final, diminuíram um pouco a diferença, mas deu Brasília.
No tie-break, o Minas tomou as rédeas da partida, fazendo valer o favoritismo, sendo mais eficiente no ataque mais e com mais regularidade no passe. Para o Brasília, foi a conquista de um ponto importante. O Minas perdeu a oportunidade de se manter na vice-liderança.
Na abertura da rodada, hoje, o Sesi Bauru superou o Abel Moda Brusque por 3 a 0. Ainda hoje, dois jogos dão sequência á oitava rodada. Às 19h, o Sesc RJ Flamengo recebe o Pinheiros, no ginásio do Tijuca Tênis Clube e, às, 12h30, o líder Praia enfrenta Osasco às 21h30, em Uberlândia (MG). Os dois confrontos serão transmitidos pelo SporTV 2.
Na próxima terça-feira, o Gerdau Minas faz a sua última partida antes de embarcar para a Turquia para disputar o Mundial de Clubes – entre os dias 14 e 19 deste mês. O time mineiro enfrenta o Sesc RJ Flamengo, às 21h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 21h30, com transmissão pelo SporTV.