Depois de ver o Barueri derrubar dois favoritos na Superliga Feminina de Vôlei 2024/25 – Sesc RJ Flamengo e Dentil Praia Clube nas duas últimas rodadas, o Gerdau Minas entrou em quadra com a atenção redobrada e o reforço de Julia Kudiess para derrotar as Chiquititas por 3 sets a 0 – parciais de 25-23, 25-19, 25-23 -, na noite deste domingo (02/02), na Arena Uni-BH, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do returno da competição e assumir – ao menos provisoriamente – a liderança com 36 pontos. As mineiras torcem pela derrota do Praia para o Pinheiros nesta segunda-feira para se manterem no posto. Barueri segue em nono, com 13 pontos. Veja abaixo a classificação completa.
O Minas se concentra agora na semifinal da Copa Brasil. Vai enfrentar o Osasco São Cristóvão Saúde na próxima sexta-feira (07/02), em São José (SC), às 21h. Antes, às 18h, Praia e Sesi Bauru duelam pela outra vaga na final. Barueri não se classificou para o torneio. O time do técnico Wagão só volta a jogar dia 15/02 contra o Batavo Mackenzie, em Barueri, pela sexta rodada do returno.
A partida marcou o retorno da central Julia Kudiess, que começou como titular pela primeira vez desde a grave lesão no joelho direito sofrida em maio do ano passado, quando defendia a Seleção Brasileira na VNL, na partida contra os Estados Unidos, no Maracanãzinho. Jenna Gray, que vinha de atuações irregulares, foi bem, acionando bastante a bicampeã olímpica Thaisa, o que não acontece com frequência na temporada. A camisa 6 do Minas recebeu 16 bolas, terminou a partida com 14 pontos (7 de ataque, 1 de saque e 6 de bloqueio) e ficou com o Troféu Viva Vôlei. Kisy foi a maior pontuadora do confronto, com 19 acertos. Pelo Barueri, Jheovana marcou 11 vezes e Sabrina Groth 10.
O jogo
O Barueri começou o jogo melhor. Fez 3 a 0, depois 6 a 2 e Nicola Negro gastou seu primeiro tempo logo no início do set. A chamada de atenção foi válida e as donas da casa viraram o placar para 7 a 6. Mas, as paulistas eram mais efetivas na virada de bola. Abriram vantagem e conseguiram tomar as rédeas do marcador novamente. Barueri chegou a estar vencendo por 21 a 19 e tomou a virada. A ponteira holandesa Celeste Plak – que se recupera de lesão e não está passando pela rede – entrou para sacar e virou o placar em 23 a 21 para as mineiras. As donas da casa mantiveram a vantagem mínima e fecharam a parcial em 25 a 23.
No segundo set foi a vez de o Minas começar bem. Fez 6 a 1, Wagão parou o jogo e Barueri regiu, diminuindo a vantagem para dois pontos (10 a 12). Julia Kudiess foi para o saque e o Minas disparou, abrindo boa vantagem de 19 a 14 e manteve a boa vantagem até o final. O Minas tomou a dianteira do terceiro set a partir do 12º ponto, contando com a boa performance do bloqueio. As mineiras fizeram 21 a 15, mas Barueri empatou em 22 a 22. O ponto que encerrou a partida a favor do Minas foi um rali bonito, que terminou após um ataque de Peña pela saída de rede.
Pela Superliga, o Minas enfrenta o Pinheiros, dia 13/02, em São Paulo. A quinta rodada do returno segue nesta terça-feira, com a partida entre Praia e Pinheiros, às 18h, em Uberlândia. Na sequência, no mesmo ginásio, o Praia Clube recebe o Vôlei Renata, às 21h, pela quarta rodada do returno da Superliga Masculina. Todos os jogos serão transmitidos pelo Sportv e pela VBTV.
GERDAU MINAS: Jenna Gray, Kisy, Julia Kudiess, Thaisa, Peña, Pri Daroit e Kika (líbero). Entraram: Celeste Plak, Larissa, Amanda e Fran. Técnico: Nicola Negro.
FLOR DE YPÊ PAULISTANO BARUERI: Lyara, Jheovana, Lana, Luzia, Sabrina Groth, Aline Segato e Letícia Pequena. Entraram: Ana Bento, Luiza Vicente, Palhano. Técnico: Wagner Fernandes.
Confira abaixo a classificação atualizada da Superliga Feminina e a tabela completa no site oficial:
1 – Gerdau Minas 36 (16 jogos)
2 – Sesi Bauru 36 pontos (16 jogos)
3 – Dentil Praia Clube 35 (15 jogos)
4 – Osasco São Cristóvão Saúde 35 (16 jogos)
5 – Fluminense 33 (16 jogos)
6 – Sesc RJ Flamengo 33 (16 jogos)
7 – Batavo Mackenzie 18 (15 jogos)
8 – Unilife Maringá 15 (15 jogos)
9 – Flor de Ypê Paulistano Barueri 13 (16 jogos)
9 – Brasília 13 (15 jogos)
11 – Pinheiros 11 (15 jogos)
12 – Abel Moda 1 (15 jogos)