O Gerdau Minas está com um pé na semifinal do Sul-Americano Feminino de Clubes 2024. O time mineiro venceu o Sesi Bauru, no clássico brasileiro da fase classificatória da competição, por 3 sets a 1 – parciais de 25-18, 18-25, 26-24, 25-17 -, na noite desta quinta-feira (15/02), no ginásio Paulo Skaf, em Bauru (SP), pelo Grupo B, na estreia da equipe do técnico Nicola Negro na competição. A ponteira Pri Daroit, do Minas, foi a MVP da partida.
A terceira e última rodada da fase classificatória acontece nesta sexta-feira, quando também serão definidos os confrontos das semifinais. O Dentil Praia Clube enfrenta o Regatas Lima, do Peru, a partir das 18h, e o Minas tem pela frente o San Martin, da Bolívia, às 20h. Os jogos serão transmitidos pelo SporTV e pelo YouTube da Confederação Sul-Americana de Voleibol. As semifinais serão no sábado e a final no domingo. Veja aqui onde ver os jogos neste fim de semana.
Com a vitória, o Minas praticamente garantiu um lugar na final do Sul-Americano e, consequentemente a vaga no Mundial de Clubes, em dezembro. Isso, porque provavelmente vai se classificar em primeiro na chave, deixando o segundo lugar do grupo para o Sesi Bauru. As baurenses, portanto, vão enfrentar o Praia na semifinal e o Minas vai pegar um time mais fraco no cruzamento da outra semi.
O Minas venceu o primeiro set contando com muitos erros de ataque por parte do Sesi Bauru. No segundo set, a situação se inverteu. As mineiras tiveram dificuldade na virada de bola e Nicola trocou a dominicana Peña pela norte-americana Anne Mitchem, que deu prejuízo na recepção e as donas da casa empataram o jogo em 1 a 1. A terceira parcial foi a mais equilibrada. As duas equipes se mantiveram próximas no marcador e, com erros de finalização de ambos os lados. O Sesi Bauru teve o set point em 24 a 23, mas o Minas conseguiu empatar e virou, fechando a parcial em 26 a 24.
No quarto set, o saque e o bloqueio do Minas funcionaram bem. E, pra piorar a situação do Bauru, o passe não chegava nas mãos da campeã olímpica Dani Lins, que não conseguiu mais jogar com as centrais. o Minas abriu 18 a 11 após boa passagem de Thaisa pelo saque e manteve a boa frente até o final.
O Praia é o atual campeão do Sul-Americano – conquistou o título nas edições de 2021 e 2023. O Minas foi campeão em 2018, 2019, 2020 e 2022. O Sesi comemorou o título em 2014.
SESI BAURU: Dani Lins, Edinara, Mayany, Mayhara, Maiara Basso, Karina e Léia (líbero). Entrou; Letícia Hege. Técnico: Marcos Miranda.
GERDAU MINAS: Jenna Gray, Kisy, Thaisa, Julia Kudiess, Pri Daroit, Peña e Nyeme (líbero). Entraram: Fran, Luiza Vicente, Anne Mitchem e Carol Gattaz. Técnico: Nicola Negro.