O Fiat/Gerdau/Minas é o primeiro finalista da Copa Brasil masculina de vôlei em 2022. Nesta quinta-feira, no Ginásio Galegão, em Blumenau (SC), o líder da Superliga mostrou mais uma vez viver um momento especial, ao derrotar o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 25-12, 21-25 e 25-22.
Nesta sexta, às 21h, o Minas jogará pelo título inédito da competição nacional diante do Vôlei Renata, com transmissão pelo Sportv2.
Sem perder desde outubro de 2021, data da final do Mineiro, o time dirigido por Nery Tambeiro impôs um ritmo dominante a partir da metade do primeiro set. A parcial inicial ficou equilibrada até o 16° ponto, quando o Minas passou a aproveitar os contra-ataques, principalmente com Leandro Vissotto, e abrir frente.
Guarulhos, então, passou a errar mais do que o aceitável em um jogo decisivo. A ponto de os mineiros abrirem, no segundo set, 5 a 0. Guilherme Novaes trocou Deivid por Batagim, Babu por Geovane, mas a reação não aconteceu. Sem regularidade no passe, o time paulista passou a ter dificuldade na virada de bola, inclusive com Franco, seu jogador mais decisivo, enquanto o Minas manteve a regularidade, com raros momentos de oscilação. O levantador William chegou a ser substituído por Everaldo, após sentir um incômodo na panturrilha. Nery ainda colocou os jovens Arthur Bento e Marcus, fechando o set com extrema facilidade.
No tudo ou nada no terceiro set, Guarulhos sofreu menos com o saque do Minas e conseguiu ter mais regularidade em todos os fundamentos, para liderar o placar. Abriu três pontos de frente, com maior eficiência de Franco, mesmo desperdiçando contra-ataques para abrir ainda mais. Com muito volume de jogo na defesa, o time de BH se manteve por perto, mas sem conseguir empatar e tentar a virada para o fechamento em 3 a 0.
Com William de volta e com Marcus no lugar de Leozinho, o Minas voltou a dominar as ações desde o início do quarto set. 3 a 0, 8 a 4, 12-8 e a volta da consistência no passe e na virada de bola. Guarulhos ainda perdeu Franco sentiu dores no joelho direito e precisou ser substituído. Tudo parecia perdido, mas o guerreiro time paulista foi cortando a diferença até empatar em 18-18. Nery Tambeiro pediu tempo e pediu coração para o time. Um contra-ataque de Vissotto, após bela defesa de Maique, fez o Minas abrir dois até o fechamento em 25-22, em um bloqueio de Juninho.
Leandro Vissotto foi o maior pontuador da semi com 22 pontos, 21 deles no ataque, com 57% de aproveitamento.
Fiat/Gerdau/Minas: Willian, Leandro Vissotto, Leozinho, Honorato, Juninho, Matheus Pinta e Maique (líbero). Entraram: Everaldo, Arthur Bento, Marcus, Sanchez. Técnico: Nery Tambeiro.
Vedacit Guarulhos: Sandro, Franco, Deivid, Renato, Babu, Mateus Alejandro e Rogerinho (líbero). Entraram: Batagim, Geovane, João Franck, Pantaleão. Técnico: Guilherme Novaes.