O Itambé Minas oscilou, sofreu, voltou a ter dificuldade no passe a na virada de bola, mas no final acabou confirmando o favoritismo para vencer o Fluminense por 3 sets a 2, de virada – parciais de 25-12, 22-25, 18-25, 26-24, 15-10 -, na noite desta terça-feira (09.11), no Ginásio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), pela terceira rodada do turno da Superliga Feminina de Vôlei 2021/22.
O resultado manteve a invencibilidade do Minas, que até agora derrotou Valinhos, Pinheiros e Unilife Maringá na competição. O tricolor sofreu a sua segunda derrota. Perdeu para o Osasco, na estreia, por 3 a 2 e derrotou o Brasília, na segunda rodada, também no tie-break.
Com 17 pontos, a central Carol Gattaz, do Minas, foi eleita a melhor em quadra e ficou com o Troféu Viva Vôlei. Thaisa marcou 21 pontos e foi a maior pontuadora do confronto – 15 pontos de ataque, 4 de bloqueio e 2 aces. As líbero Lelê e Léia deram um show de belas defesas. Thaisa e Gattaz marcaram, juntas, 35 pontos. As demais atacantes do Minas somadas – Kisy, Cuttino, Pri Daroit e Ozsoy -, fizeram 40. Bruna Moraes (19 pontos), Gabi Cândido (18) e Mayara (17) foram as maiores pontuadoras do Flu.
Confira os melhores momentos do duelo:
– A gente sabe que todos os jogos são difíceis, a equipe do Fluminense este ano está toda renovada. O primeiro set foi atípico. Nos dois outros sets o nosso passe não saiu e a gente teve dificuldade para rodar. Foi uma ótima vitória. Toda vitória conta. Daqui par frente é prestar atenção. Estamos em crescimento. Precisamos jogar mais e ganhar ritmo – disse a capitã minastenista.
Depois de vencer o primeiro set com facilidade, fazendo a recepção do tricolor sofrer, o Minas vencia o segundo por quatro pontos de vantagem, mas enroscou em passagem, com Bruninha sacando em Ozsoy, e o Fluminense tirou seis pontos de vantagem, virando para 21 a 19. A reação incendiou a torcida do Flu no caldeirão das Laranjeiras e o time foi junto. O Minas teve dificuldade em colocar o side out no chão. A bola esbarrava no bom bloqueio do Flu e Bruna Moraes cresceu no final da parcial para comandar a vitória em 25 a 22.
No segundo set, o Minas vencia por três pontos de vantagem, mas enroscou em passagem, com Bruninha sacando em Ozsoy e o Fluminense tirou seis pontos de vantagem, virando para 21 a 19. Bem no ataque, as anfitriãs empataram a partida com Bruna Moraes.
O Flu voltou em ritmo acelerado no terceiro set, sacando bem em cima da turca do Minas, que seguiu mal no passe, limitando as opções de ataque da Macris. Por outro lado, as anfitriãs ajustaram a recepção. Com o passe na mão, Bruninha distribuiu com eficiência, com Mayara e Bruna Moraes virando tudo pelas extremidades. Nas estatísticas do set, o Flu marcou 14 pontos de ataque, contra apenas 8 do Minas.
O quarto set foi equilibrado do início ao fim. Ninguém abriu mais do que dois pontos de vantagem. O passe do Minas deu uma melhorada e a virada de bola também. O Minas entrou mais centrado no tie-break, controlando os erros e não desperdiçou os ataques. Fechou a parcial em 15 a 10 num ataque de Pri Daroit, que marcou 10 pontos na partida.
O Minas volta a jogar na próxima sexta-feira, às 21h, contra o Sesc RJ Flamengo, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão pelo SporTV. O Fluminense recebe o Unilife Maringá no mesmo dia, às 20h30, nas Laranjeiras, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil. Veja aqui a programação das transmissões dos jogos de vôlei nesta semana.