Apesar dos 26 pontos de Darlan, não deu para o Sesi SP. o Itambé Minas abriu o playoff das quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 2022/23 com vitória sobre o time paulista por 3 sets a 2, de virada – parciais de 23-25, 31-29, 23-25, 25-17, 15-10 -, na noite deste sábado, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) e está a uma vitória das semifinais. Os minastenistas, que terminaram a fase classificatória da competição em terceiro, podem garantir a vaga na próxima quarta-feira, quando voltam a enfrentar o Sesi (sexto colocado no returno), em Belo Horizonte, a partir das 21h, com transmissão do SporTV.
O oposto Darlan, do Sesi SP, foi o maior pontuador da partida, com 26 pontos (24 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio). Outros jogadores que também pontuaram bem para os donos da casa foram o ponteiro Birigui, com 15 pontos, o central Thiery, com 14 e o ponteiro Guiga, com 12. Pelo Minas, Vissotto e Honorato terminaram com 17 pontos, seguidos por Matheus Pinta (11), Marcus (10) e Elian (9). O troféu Viva Vôlei ficou com Vissotto, que saiu do banco a partir do segundo set para ajudar na virada minastenista.
– Tive um edema ósseo no joelho, fiquei dois meses fora, estou longe da minha melhor forma, sei que tecnicamente não estou bem, vou fazer 40 anos. Poder viver isso é incrível. Tem 28 anos que eu estou jogando voleibol. Estou em um processo, vou me aposentar nesta temporada, então cada jogo pode ser uma uma despedida. A cabeça está boa, mas o corpo não aguenta. Gratidão por tudo que eu vivi, o voleibol me deu tudo o que eu tenho, gratidão pela família que eu tenho. Dia 30 de abril é meu aniversário, quem sabe meu presente não vai ser esse título, jogando com essa garotada. Gratidão por todos os treinadores que passaram na minha vida. Ainda tenho uma lenhazinha pra queimar. Vamos lá. Quarta-feira tem mais – disse Vissotto, após a partida, em entrevista ao SporTV.
O Sesi SP não contou hoje com o técnico Anderson Rodrigues, que cumpriu suspensão por ter xingado o árbitro em partida durante a fase classificatória. Do lado do Minas, o técnico Neri Tambeiro começou o jogo com o ponteiro cubano Elian novamente improvisado no meio e com Saliba como oposto no lugar de Paulo. No segundo set, no entanto, Leandro Vissotto, que passou praticamente toda a temporada até agora recuperando-se de lesão, começou como titular e ficou até o final.
O tie-break foi quente. Quando o jogo estava empatado em 1 a 1, a arbitragem errou uma marcação – deixou de marcar uma invasão por baixo do Sesi SP -, deu cartão vermelho para o levantador William por reclamação e o 1 a 1 virou 3 a 1 para a equipe paulista. A confusão, no entanto, não desestabilizou o Minas, que manteve o equilíbrio e se beneficiou de uma série de erros do Sesi para abrir 10 a 6 no placar. A vidada de bola do Sesi caiu muito – Darlan fez apenas um ponto no quinto set.
Na abertura da rodada deste sábado, em Suzano, o Suzano derrotou o Vedacit Guarulhos e também saiu na frente do playoff. Neste domingo, tem o confronto entre Farma Conde São José – quinto colocado na classificação geral – e Vôlei Renata – quarto na tabela -, a partir das 18h30, em São José dos Campos (SP).
A fase classificatória da Superliga Feminina terminou na sexta-feira. Confira aqui a tabela das quartas de final.