Atual campeão da Copa Brasil, o Itambé Minas deu o primeiro passo para defender o título nesta quarta-feira. Jogando em casa, na Arena UniBH, o time mineiro derrotou o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 1, de virada – parciais de 23-25, 25-19, 25-20, 25-21 -, pelas quartas de final do torneio.
A equipe minastenista, que vem oscilando na Superliga, voltou a jogar bem e mostrou evolução em fundamentos como passe e ataque. O oposto Saliba, que entrou no fim do primeiro set, foi um dos destaques do Minas, com 20 pontos. O maior pontuador do jogo, no entanto, foi o oposto Franco, do Vedacit Guarulhos, com 23.
– Fiquei feliz pela oportunidade de entrar em quadra, por ser canhoto acho que confundi a marcação do adversário -, disse Saliba, 23 anos, que marcou quase metade dos pontos do Minas no segundo set: 12 de 25.
O confronto foi marcado por muitas reclamações, pedidos de desafio e um bate-boca da comissão técnica do Minas com a arbitragem. Depois do jogo, Franco comentou a derrota, em entrevista ao SporTV:
– Eu acho que o jogo pegou um pouquinho, a variação do saque deles. Nos terceiro e quarto sets o William jogou muito com o passe na mão e aí fica complicado – disse o oposto, maior pontuador da Superliga.
O Minas enfrenta, nas semifinais, o vencedor do confronto entre Vôlei Renata e Farma Conde São José, que jogam nesta quinta-feira, às 19h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP). A outra semifinal será conhecida ainda hoje. Às 19h, o Sada Cruzeiro recebe o Araguari, em Contagem (MG), e, às 21h30 o Sesi Bauru duela com o Suzano, na Vila Leopoldina. Confira aqui os jogos de vôlei que serão transmitidos nesta semana.
Minas e Guarulhos se enfrentaram na semana passada, pela Superliga, e os paulistas venceram por 3 a 0, fora de casa, numa grande atuação. O técnico Neri Tambeiro não contou, mais uma vez, com o oposto campeão mundial em 2010 Leandro Vissotto, que se recupera de lesão e nem foi relacionado. O jovem Paulo, revelado nas bases do Minas, foi titular, mas acabou substituído no segundo set pelo canhoto Saliba, que comandou a virada mineira. Nery Tambeiro manteve também as alterações feitas na última rodada, na vitória sobre o Sesi SP, escalando o central Austin no lugar de Juninho e Marcus como opção na ponta no lugar do cubano Elian.
Pela Superliga, os dois times voltam a jogar no domingo. O Minas enfrenta o Montes Claros América, no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG) e o Vedacit Guarulhos recebe o Vôlei Renata, às 19h, no ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP), pela quarta rodada do returno. Os mineiros ocupam a terceira colocação na tabela, com 28 pontos, três a mais que o Vedacit Guarulhos, quarto na classificação. O Sada Cruzeiro lidera de forma isolada, com 37 pontos, seguido pelo Vôlei Renata, que tem 32. Veja a classificação atualizada da Superliga.