O Modena foi até Perugia, nesta quarta-feira, e conquistou uma importante vitória na abertura dos playoffs em melhor de cinco das semifinais do Campeonato Italiano masculino. O triunfo por 3 sets a 1 (25-22, 22-25, 25-22 e 25-20) teve um trio como protagonista, com direito a confusão envolvendo Leal no fim.
Nimir Abdel-Aziz, Earvin Ngapeth e Leal fizeram 58 pontos de um total de 67 feitos pelo time. O oposto holandês anotou 22 (19 no ataque, com 54% de aproveitamento, dois aces e um bloqueio). O ponteiro francês fez mais 20, quatro deles no saque, enquanto o brasileiro somou 16: 14 no ataque, com 47% de aproveitamento, um no bloqueio e outro no saque.
Bruninho usou muito pouco os centrais Mazzone e Stankovic. Elas receberam apenas seis e cinco bolas, respectivamente. O levantador brasileiro fez um ponto no block.
O prêmio de MVP da abertura da semi ficou com Ngapeth.
No fim do jogo, a tensão subiu. Após afrontes e provocações durante o jogo entre Leal e o levantador Travica, um bate-boca quase se transformou em confusão generalizada. Foi necessária a intervenção de outros atletas, com Leon e Bruninho praticamente arrastando Leal para o vestiário, antes que a situação piorasse.
Pelo Perugia, o polonês Wilfredo Leon liderou o time com 19 acertos (11 no ataque, três no bloqueio e cinco no saque). Quem teve uma atuação abaixo da média foi o americano Matt Anderson, titular nos dois primeiros sets. Foram apenas três pontos, 30% de aproveitamento no ataque e apenas 17% de positividade no passe.
O segundo jogo acontecerá neste Domingo de Páscoa, em Modena. Por ter terminado como primeiro colocado na fase inicial, o Perugia tem vantagem de fazer até três jogos em casa.