Prestes a encerrar a primeira semana da pré-temporada, o elenco do Montes Claros América já realizou testes e atividades físicas. Nesta sexta-feira (29/7), os atletas fazem trabalhos na academia e na quadra. No período da tarde, um dos grupos passa por exames cardiológicos.
Uma semana recheada, começando pela segunda-feira, quando o plantel se apresentou para a avaliação física na sede do clube. Na terça-feira, eles passaram por exames laboratoriais e treino com bola de maneira mais acentuada. Na quarta e na quinta-feira, academia e análises de cardio. O técnico Marcos Pacheco fez um balanço dos primeiros dias.
– O time está se conhecendo, eu estou conhecendo os atletas. Lógico, que como adversário já os conhecia, mas no dia a dia não. Tivemos até uma aula teórica para começarmos a falar em termo de estratégia, de todo o padrão do time. Fiquei muito feliz pela semana intensa, de muito trabalho, mas muito produtiva. Iniciamos muito bem e estou motivado por esse começo de trabalho – disse.
Um dos mais experientes da equipe, o líbero Gianzinho falou sobre voltar a ter contato com a principal “ferramenta de trabalho”.
– Com certeza, ficamos na expectativa. Sabemos que é muito importante esse primeiro momento. Estamos na parte física, entrando de novo numa melhor forma física possível, mas sentimos muita falta sim da bola – disse.
CAUTELA NOS PRIMEIROS DIAS
Pacheco ainda explica que o treinamento tem sido feito para potencializar as virtudes e minimizar as dificuldades da equipe.
– Trabalhamos muita defesa, toque e manchete. Não é que abre mão, mas, neste momento, a parte tática é deixada de lado e trabalhamos muito a questão do fundamento. Mesmo porque os atletas estão na construção física, onde a prioridade, agora, é a parte física. Eles não estão aptos a saltar, e o voleibol é saltando. É um momento de conhecer isso, conhecer cada um, cada uma das suas características – completou.
Para programar melhor o que deve ser feito pelos atletas, o fisioterapeuta Jomar Almeida destaca a conversa individual a fim de prevenir e preparar os atletas para toda a temporada.
– O primeiro encontro é de conhecimento. Avaliamos e conhecemos o atleta individualmente, sua parte física e postural. Já conhecemos quais os movimentos exigem mais dos atletas para saber as potencialidades e as deficiências em cima dos movimentos que farão, descobrindo isso através das avaliações tanto físicas quanto cardiológicas – explicou.
O primeiro desafio previsto do Montes Claros América na temporada será no Campeonato Mineiro, marcado para começar no mês de setembro.