Com uma atuação corajosa, guerreira, de poucos erros e muito eficiente no side out, o Montes Claros América, que terminou a fase classificatória na sétima colocação, repetiu o feito do Vôlei UM Itapetininga na véspera. Jogando em casa, no Ginásio Tancredo Neves, a equipe mineira conseguiu vencer o favorito EMS Taubaté Funvic, vice-líder do torneio, por 3 sets a 2 depois de estar perdendo por 2 a 0 – parciais de 23-25, 23-25, 25-21, 27-25, 15-13 -, na tarde desta quinta-feira (18.03), pelo segundo jogo das quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 2020/21 e empatou o playoff em 1 a 1. Os paulistas ganharam o primeiro confronto, domingo, no Abaeté, por 3 a 0. Confira aqui a tabela dos playoffs da Superliga Masculina.
Ontem, o Itapetininga conseguiu um resultado histórico, ao derrotar o Sada Cruzeiro por 3 a 2, também após estar perdendo por 2 a 0, resultado que eliminou o líder da Superliga. O terceiro jogo da série está marcado para segunda-feira ainda sem local e horário definidos.
O mando de quadra seria do Taubaté, mas o governo paulista impediu a realização de eventos esportivos desde o início da semana. O governo de Minas Gerais também não vai mais permitir jogos nas cidades mineiras, mas liberou a realização das partidas entre equipes que já estão no Estado. Esse é o caso de Taubaté, que está hospedado em Montes Claros. A definição do local do terceiro e decisivo confronto do playoff, no entanto, só deve sair amanhã, após conversa entre clubes, CBV e SporTV.
Quem vencer o playoff vai encarar, na semifinal, o Vôlei Renata, que eliminou o Azulim Gabarito Uberlândia com duas vitórias por 3 a 2. A outra semifinal será disputada entre Fiat Minas e Vôlei UM Itapetininga.
Os clubes envolvidos nos playoffs das superligas feminina e masculina vão se reunir virtualmente na manhã desta sexta-feira (19.03) com a CBV para definir quando e onde serão os jogos das semifinais e das finais. Uma hipótese é fazer os confrontos na “bolha” de Saquarema para evitar viagens e deslocamentos desnecessários nesse momento de pandemia. Mas, o CT da região dos Lagos do Rio vai receber etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia nas duas próximas semanas, o que pode dificultar a logística.
O oposto do Montes Claros Lucas Borges ficou com o Troféu Viva Vôlei. Ele marcou 20 pontos e foi o segundo maior pontuador da partida, atrás do ponteiro campeão olímpico Douglas Souza, do Taubaté, que terminou o jogo com 22 acertos.