O Montpellier é o campeão da Supercopa da França masculina 2022/2023. Neste sábado, vitória na final sobre o Chaumont, dono da casa, por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 23-25, 25-21 e 30-28. A decisão reuniu vários brasileiros: Leozinho (ponteiro), Renan (central) e Thiaguinho (levantador) pelo time vencedor, além do líbero Thales, pelo vice.
Os campeões contaram com o inspirado Ezequiel Palacios. O ponteiro, que recentemente esteve defendendo a Argentina no Mundial, foi o maior pontuador do confronto: 25 pontos: 15 ataques (66% de aproveitamento), quatro aces e mais dois bloqueios. O oposto Théo Faure contribuiu com 15 e foi eleito o MVP da final. Os brazucas também foram peças importantes para a conquista: o ponta Leozinho anotou 13 pontos e o central Renan marcou outros nove. A pontuação da equipe reforça a boa partida e distribuição do levantador Thiaguinho.
Pelo Chaumont, o oposto Patrik Indra saiu do banco e terminou como maior pontuador: 12 ataques (63% de aproveitamento) e mais um ace. Os centrais Fabian Plak e Patrick Gasman (Ex-Funvic Natal) contribuíram com 12 acertos cada.
Esse era um título que faltava na galeria do Montpellier, que agora vai embalado para o restante da temporada. Além das competições nacionais, a equipe de Olivier Lecat está de volta para a Champions League, no Grupo A, com Jastrzebski Wegiel (POL), Friedrichshafen (ALE) e Novi Sad (SER). Já o Chaumont disputará a Copa CEV na temporada, a segunda competição mais importante organizada pela confederação.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei