O Monza completou, neste domingo (14/4), uma remontada histórica nos playoffs semifinais do Campeonato Italiano masculino de vôlei e se classificou para a decisão. Fora de casa, o time de Cachopa bateu o Trentino por 3 a 2 (25-18, 25-22, 23-25, 24-26 e 17-15), fechando a série em 3 a 2, depois de começar perdendo por 2 a 0.
O feito fica ainda maior pois o Trentino havia sido o primeiro colocado da temporada regular e defendia o título. Será a primeira vez que o Monza disputará o scudetto.
Na final, novamente em melhor de cinco, o Monza vai duelar com o Perugia. Para os vôleifãs brasileiros, um confronto entre Cachopa e Flávio. A agenda da decisão prevê jogos nos dias 18, 21, 25 e 28 de abril e 1 de maio.
O jogo de hoje era o mais dominante do Monza nos playoffs até e reta final do terceiro. Cheio de confiança, o time colocava pressão no Trentino. Mas o experiente dono da casa mostrou sangue frio na reta final da terceira e quarta parciais, aproveitando as poucas chances geradas em contragolpes para levar a decisão para o tie-break.
Na quinta parcial, Monza precisou de quatro match points para fechar. E o ponto derradeiro foi com o japonês Ran Takahashi, em uma diagonal curta pela entrada de rede.
O oposto Kamil Rychlicki foi o maior pontuador do duelo, com 31 acertos e excelente aproveitamento ofensivo: 65%. Os ponteiros Alessandro Michieletto e Daniele Lavia fizeram 17 e 15, respectivamente.
Pelo Monza, o trio de extremidades teve pontuação bem dividida: 23 para os canadenses Eric Loeppky e Stephen Maar, com mais 19 para Takahashi. Cachopa fez três, um em cada fundamento.