Italianos na frente na decisão da Copa CEV masculina. O primeiro jogo da final da competição ocorreu nesta quarta-feira, em Monza. Os donos da casa saíram na frente do Tours, da França, com vitória em sets diretos: 25-19, 25-19 e 25-22.
O Monza chegou à final após exclusão do Zenit Kazan. Todos os clube a Rússia foram obrigados a seguir o mesmo caminho, por determinação da Confederação Europeia, após a invasão da Ucrânia. Já o Tours superou os poloneses do Belchatow e garantiu vaga na final da segunda competição de clubes mais expressiva do continente.
O bloqueio do Monza foi o grande diferencial da partida. Ambos os times apresentaram bom nível de defesa, mas o sistema saque-bloqueio fez o time italiano levar a melhor na ida.
Confira abaixo os números do confronto:
Monza x Tours
Ataques: 33 (45%) – 39 (42%)
Bloqueios: 13 – 1
Aces: 4 – 1
Recepções positivas: 47% – 61%
Erros: 19 – 25
O maior pontuador do confronto foi o ponteiro Donovan Dzavoronok, com 14 ataques (61% de aproveitamento) , dois bloqueios e dois aces, somando 18 pontos. O oposto alemão Grozer anotou outros 15 acertos. Pelo lado francês, nenhum jogador teve grande destaque: O oposto brasileiro Geraldo Goiano, naturalizado catari, pontuou sete vezes, todas de ataque. Os ponteiros Tillie e Palonsky e o central Teryomenko também contribuíram com sete pontos. O central brasileiro Aracaju marcou cinco pontos de ataque (50% de aproveitamento).
Na próxima semana, na França, o Tours contará com apoio do seu torcedor para tentar reverter um quadro desfavorável. O time de Marcelo Fronckowiak depende de vitória por 3-0 ou 3-1 para forçar o golden set, e então poder erguer a taça.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei