X

Monza supera o Tours e fatura a Copa CEV

Italianos do Monza frustraram a torcida francesa do Tours no jogo de volta da decisão da Copa CEV, faturando mais um título para o país
Autor:

Compartilhe:

Em dia de título do Scandicci na Copa Challenge feminina, nesta quarta-feira, a Itália comemorou em dose dupla. O  Monza é o campeão da Copa CEV masculina na temporada 2021/2022.

A final da Copa CEV foi realizada na tarde desta quarta-feira, na França. O Tours, time do técnico brasileiro Marcelo Fronckowiak, precisava reverter uma desvantagem importante, já que havia perdido o primeiro jogo na Itália por 3-0. Os franceses buscavam vencer o jogo por 3-0 ou 3-1, para forçar o golden set. Diante de 3.300 pessoas, o Tours iniciou bem o primeiro set e chegou a abrir 23-21. Mas, após lance polêmico, no qual o Tours pediu dois toques do levantador do Monza, a arbitragem não interpretou dessa maneira, a jogada seguiu e o ponteiro Palonsky atacou para fora. Depois desse lance os italianos viram que a guarda dos franceses baixou e viraram o set para 26-24.

O set seguinte era tudo ou nada para o time da casa, mas o poder de bloqueio e o sistema defensivo do Monza frearam qualquer tentativa dos atacantes do Tours. Do outro lado, o levantador Santiago Orduna conseguiu acionar mais efetivamente todos seus atacantes e o Monza fechou a segunda parcial em 25-18. No terceiro set, com o título já conquistado pelo Monza, as equipes mesclaram os times e o placar foi o mesmo: 25-18.

Confira abaixo os dados da final:

Tours – Monza
Ataques: 35 (40%) – 33 (52%)
Bloqueios: 5 – 10
Aces: 3 – 6
Recepções positivas: 50% – 35%
Erros: 27 – 17

O maior pontuador da final foi o ponteiro Uladzislau Davyskiba, com 12 ataques (63% de aproveitamento), um bloqueio e outros três aces, somando 16 pontos. O jogador de Belarus foi eleito o MVP da final. Pelo lado do Tours, o central brasileiro, Leandro Aracaju foi o maior pontuador com 11 acertos: sete ataques (64% de aproveitamento), dois bloqueios e dois aces. Já Geraldo Goiano, oposto brasileiro naturalizado catari, anotou nove pontos, todos de ataque e com aproveitamento de 36%.

O Monza agora volta o foco para o Campeonato Italiano. O novo campeão europeu terá um confronto duríssimo contra a Civitanova pelas quartas de finais. O Tours, já classificado em primeiro lugar na liga francesa, terá os playoffs diante do Tourcoing e a Copa da França para tentar terminar a temporada com títulos.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Tags: Copa CEVMonzaTours

Últimas notícias