Faltam 50 dias para o início do Campeonato Mundial masculino de clubes, na cidade paraense de Belém. Apesar de ainda não ter divulgado a divisão dos grupos e a tabela da competição, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) já oficializou em seu site os oito participantes.
E assim o vôleifã já pode se preparar para receber grandes craques durante a semana de disputas, entre 16 e 21 de dezembro.
O Perugia, campeão da última Champions League, conta com uma verdadeira seleção internacional: Simone Giannelli (ITA), Yuki Ishikawa (JAP), Kamil Semeniuk (POL), Oleh Plotnytskyi (UCR), Agustin Loser (ARG). É um projeto que se acostumou recentemente a conquistar títulos.
Segundo colocado na Champions 24/25, o Zawiercie, da Polônia, mudou de patamar sob o comando de Michal Winiarski. O time tem integrantes da atual seleção, como o líbero Jakub Popiwczak, e referências do ciclo passado, como o central Mateusz Bieniek. Entre os estrangeiros, destaque para o ponta americano Aaron Russell.
Da Ásia, o principal destaque é o Osaka Bluteon, do levantador francês Antoine Brizard e do ponteiro cubano Miguel Lopez. No elenco, destaques da seleção japonesa, como o oposto Yuji Nishida, o ponta Masato Kai, o central Akihiro Yamauchi e o líbero Tomohiro Yamamoto.
TRIO VERDE-AMARELO
O Brasil terá representado por três times: Sada Cruzeiro e Praia Clube, campeão e vice do último Sul-Americano, e o Vôlei Renata, organizador do Mundial. E uma lista considerável de ex ou atuais selecionáveis do país.
No levantamento, Bruninho, Brasília e Rhendrick. Na saída de rede, Wallace e Franco. Entre os ponteiros, Douglas Souza, Rodriguinho, Maurício Borges, Adriano, Paulo e Lucas Lóh. Entre os centrais, Lucão, Otávio, Judson, Pinta, Isac e Pietro, além do líbero Alê.
Os outros dois times presentes no Mundial serão o Al Rayyan, do Qatar, e o Swehly, da Líbia.


