O Mundial de Clubes masculino será um teste duplo para o Praia Clube. Além de organizar o campeonato pela primeira vez, a equipe comandada por Fabiano Magoo, quarta colocada na Superliga até o momento em seu primeiro ano na elite nacional, terá o desfio de encarar algumas das grandes potências da atualidade. Os jogos serão realizados entre esta terça-feira (10/12) e o domingo (15/12), com transmissão do Sportv 2 e da Volleyball World.
O Praia Clube e o Sada Cruzeiro representam o Brasil, com as partidas na Arena Sabiazinho, em Uberlândia (MG). A equipe celeste, por sua vez, já organizou e venceu o Mundial quatro vezes: 2013, 2015, 2016 e 2021.
A competição conta com oito equipes, de cinco países diferentes. Além dos dois brasileiros, a competição tem os italianos Trentino e Lube Civitanova, os iranianos Foolad Sirjan e Shahdab Yazd (campeão e vice do Campeonato Asiático, respectivamente), o argentino Ciudad (vice do Campeonato Sul-Americano) e o egípcio Al Ahly (campeão do Campeonato Africano de Clubes).
– (O Mundial) será um desgaste, com três jogos em três dias. Vamos ter que ver quem está melhor. Se tiver que trocar peças, trocaremos. Sabemos que se todos os jogadores jogarem todas, será um desgaste muito grande. Vamos conversar para ver qual é a melhor solução. Estamos muito ansiosos para enfrentar grandes jogadores e grandes equipes, respeitadas mundialmente. Será bem difícil, mas estamos confiantes. Queremos jogar e mostrar o nosso voleibol – comentou o oposto Franco.
O Sada Cruzeiro garantiu sua vaga no Mundial por ter vencido o Sul-Americano em fevereiro deste ano. Já o Praia Clube foi incluído na lista por ser um dos anfitriões da competição. O torneio entra para o portfólio de eventos já realizados pelo Praia, que organizou etapas do Mundial de Vôlei de praia, além de etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Feminino em 2023.
Ingressos
As entradas estão disponíveis online e cada bilhete dá acesso a todas as partidas do dia escolhido. Ainda há ingressos para todas as datas, incluindo a opção de meia solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Sócios do Praia Clube têm 50% de desconto na compra. A Arena Sabiazinho tem capacidade para cerca de seis mil espectadores.
Calendário de jogos
Terça-feira (10/12)
10h – Trentino (ITA) x Shahdab Yazd (IRI)
13h30 – Foolad Sirjan (IRI) x Civitanova (ITA)
17h – Praia Clube (BRA) x Al Ahly (EGI)
20h30 – Sada Cruzeiro (BRA) x Ciudad (ARG)
Quarta-feira (11/12)
10h – Foolad Sirjan (IRI) x Al Ahly (EGI)
13h30 – Trentino (ITA) x Ciudad ARG)
17h – Praia Clube (BRA) x Civitanova (ITA)
20h30 – Sada Cruzeiro (BRA) x Shahdab Yazd (IRI)
Quinta-feira (12/12)
17h – Praia Clube (BRA) x Foolad Sirjan (IRI)
20h30 – Trentino (ITA) x Sada Cruzeiro (BRA)
Sexta-feira (13/12)
17h – Ciudad (ARG) x Shahdab Yazd (IRI)
20h30 – Civitanova (ITA) x Al Ahly (EGI)
Semifinais
Sábado – 14/12
13h30 – 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
17h – 1º do Grupo B x 2º do Grupo A
Finais
Domingo – 15/12
11h – Disputa de 3º lugar
14h30 – Final