A edição de 2023 do Campeonato Mundial masculino de clubes, na Índia, teve os participantes anunciados nesta quinta-feira (12/10). A revelação foi feita por um um dos clubes, o Halkbank, da Turquia, com uma postagem nas redes sociais.
O time do oposto holandês Nimir Abdel-Aziz e do ponta francês Earvin Ngapeth, semifinalista da última Champions League, entra como substituto. Repetindo os anos anteriores, os poloneses Zaksa Kedzierzyn-Kozle e Jastrzebski Wegiel, finalistas do torneio europeu na temporada 2022/2023, abriram mão da disputa do Mundial. O outro beneficiado da Europa foi o Perugia. Coincidentemente, o time italiano, do central brasileiro Flávio e do ponta polonês Wilfredo Leon, defenderá o título conquistado no ano passado em Betim (MG).
Além de turcos e italianos, o Mundial contará com Sada Cruzeiro e Itambé Minas, campeão e vice do último Sul-Americano, além do Suntory Sunbirds, do Japão, vencedor do último Asiático, além do Ahmedabah Defenders, representante da Índia.
O Mundial de Clubes está previsto para acontecer entre 6 e 10 de dezembro, na cidade de Bangalore. Nas próximas semanas, a Federação Internacional deverá oficializar a divisão dos grupos e a tabela. Com seis participantes, os times serão divididos em duas chaves, com os dois melhores de cada uma avançando para as semifinais.