O Campeonato Mundial feminino de vôlei começou com um confronto bem disputado nesta sexta-feira (24/9). A Polônia derrotou a aguerrida Croácia por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 21-23, 25-23 e 25-15, em Aachen, na Holanda.
Resultado importante já que o Grupo B tende a ser o mais equilibrado dos quatro da primeira fase. Além de croatas e polonesas, a chave conta com Turquia, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul. Vale lembrar que as quatro primeiros avançarão para a segunda fase.
Para sair de quadra com os três pontos, o time dirigido por Stefano Lavarini precisou mostrar poder de reação. Depois de perder o segundo set, a Polônia viu a Croácia manter o nível e abrir 16 a 8 no terceiro, mostrando que o acesso para a Liga das Nações de 2023 não foi conquistado por acaso. A equipe comandada pelo turco Ferhat Akbas se manteve na frente, com cômoda vantagem, até o 20-15. O italiano fez a inversão do 5-1 e, com Wenerska e Galkowska em quadra, nos lugares das estrelas Wolosz e Stysiak, a virada aconteceu.
Individualmente, a Polônia contou com grande atuação de Kakolewska no bloqueio: sete pontos. No total, foram 13 pontos poloneses no fundamento.
Na disputa entre as maiores pontuadoras, muito equilíbrio. Mlinar e Samadan fizeram 16 e 13 pontos para a Croácia, respectivamente. Rozanski e Stysiak, Rosanski anotaram 16 e 15 para a Polônia.
Na segunda rodada do Mundial, a Polônia terá pela frente a Tailândia, enquanto a Croácia enfrentará a República Dominicana. Os jogos serão no próximo dia 27.