Fim da longa presença de times da Turquia no Campeonato Mundial feminino de clubes de vôlei. Com a eliminação de Fenerbahce e Eczacibasi nas semifinais da Champions League, nesta semana, os representantes europeus na edição de 2024 serão da Itália.
Milão e Conegliano se juntam aos brasileiros Gerdau Minas e Dentil/Praia Clube, campeão e vice do último Campeonato Sul-Americano.
Dos outros quatro participantes do próximo Mundial, três serão asiáticos: um da China, como representante do país-sede, o campeão e o vice do torneio continental. A outra vaga é do vencedor do Campeonato Africano. Vale lembrar que atualmente não existe a regra de premiar o campeão do ano anterior com uma vaga no torneio seguinte.
A presença de times da Turquia no Mundial era constante desde 2015. De lá pra cá, foram seis títulos turcos em oito edições: três do Vakifbank e três do Eczacibasi. O único intruso no alto do pódio no período foi o Conegliano, campeão em 2019 e 2022. Vale lembrar que uma edição não foi disputado durante a pandemia da covid em 2020.
As equipes mineiras retornarão juntas ao Campeonato Mundial pela sexta vez consecutiva, após participarem em 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. O melhor resultado foi um vice do Minas em 2018, perdendo o título para o Vakif. Confira os resultados finais do Mundial Feminino de Clubes.
PS: Conteúdo atualizado às 17h45