A partir desta sexta-feira (05.09) a seleção feminina sub-18 de voleibol do Brasil participa do Mundial da categoria, que acontece no Egito. O time verde e amarelo fará a estrei contra Porto Rico às 12h30 (hora de Brasília), na cidade egípcia de Ismailia.
A equipe brasileira chegou ao Egito na semana passada depois de um período de ambientação na Itália. Ao longo da estadia as brasileiras fizeram uma série de amistosos preparatórios, o que, segundo Hylmer Dias, técnico da seleção, deu mais bagagem às jovens atletas antes da estreia.
– O time trabalhou muito em Saquarema, jogou bem os amistosos preparatórios, mas precisa entrar mais solto em quadra e se livrar da tensão – disse Hylmer que também estreia como técnico de seleção.
O técnico Hylmer estreia na seleção brasileira (Instagram/Divulgação)
– Há uma certa ansiedade normal antes da estreia, mas trabalhamos muito nestes dias aqui, o que ajuda a aliviar um pouco este sentimento – completou.
Estreia
Sobre o adversário na estreia o treinador da equipe brasileira sabe que não pode haver descuido.
– Porto Rico fez uma boa Copa Pan-Americana sub-18, chegou a vencer o Peru na fase classificatória e acabou em segundo na competição. É um bom e todo cuidado é pouco – concluiu o técnico.
Além das porto-riquenhas o time do Brasil terá ainda pelo grupo A Camarões, China e o Egito, equipe anfitriã. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. A decisão será no sábado dia 14.
O Congresso Técnico aconteceu nesta quinta-feira (FIVB)
O Brasil estará na disputa do Campeonato Mundial sub-18 com as levantadoras Istefani e Maria Clara; as opostas Carolina e Ana Luiza; as centrais Lívia, Julia e Kátia, as ponteiras Ana Cristina, Marcelle, Ana Cecília e Stephany, e a líbero Letícia.
Os demais grupos ficaram assim: Grupo B – Itália, Estados Unidos, Coreia do Sul, Canadá e México Grupo C – Rússia, Argentina, Belarus, Tailândia e México Grupo D – Turquia, Japão, Peru, Bulgária e República Democrática do Congo
A China é a maior campeã com quatro títulos. O Brasil tem três conquistas.
CAMPEONATO MUNDIAL
06.09 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x Porto Rico, às 12h30