Com o status de grande favorito na Copa Challenge feminina, o Scandicci, da Itália, fez o que se esperava desde o início da competição, conquistando nesta quarta-feira a vaga na final. Mesmo com a dificuldade imposta pelas turcas do Aydin no jogo de ida, o Scandicci conseguiu chegar em vantagem para a volta na Itália. Jogando sob seus domínios, o time das brasileiras Bia e Natália foi dominante e conseguiu vencer com tranquilidade, fechando a classificação com triunfo por 3 sets a 0, parciais de 25-14, 25-15 e 25-22.
Com boa atuação no bloqueio, as italianas conseguiram anular o ataque turco. Dos 14 pontos de bloqueio do Scandicci (foram apenas quatro blocks do Aydin), a jovem russa Antropova fez cinco e, mais uma vez, foi o grande destaque, com mais 18 pontos de ataque, somando 23 acertos. A ponteira Natália contribuiu com nove pontos: seis de ataque (29% de aproveitamento) e outros três em bloqueio. A central Bia, com cinco em ataques (45% de aproveitamento) e mais um de bloqueio, colaborou com seis. Pelo Aydin, Greta Szakmary, com 17 pontos, foi quem mais se destacou.
Na outra semifinal, as espanholas do La Laguna avançaram à final ao venceram o Tent Obrenovac, da Sérvia, por 3 a 0, parciais de 25-22, 25-16 e 25-16.
O primeiro jogo da final acontecerá na Espanha e está marcado para o dia 16 de março, enquanto o jogo da volta está previsto para o dia 23 de março, na Itália. A Copa Challenge é a competição de clubes menos prestigiada da Europa, ficando atrás da Champions League e da Copa CEV.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei