A espera acabou e, após 12 anos, o Fiat Minas, do técnico Nery Tambeiro, está de volta à final da Superliga Masculina de Vôlei. O time mineiro é um dos maiores vencedores da competição, com quatro títulos (7 no total, contando o tricampeonato dos anos de 1980) e vai iniciar a busca pelo pentacampeonato nesta quarta-feira (14/4). Às 19h, a equipe entra em quadra para a primeira partida da série melhor de três da decisão contra o EMS Taubaté Funvic, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), com transmissão pelo SporTV 2. Confira aqui a tabela da final da Superliga Masculina.
Nery Tambeiro destacou o trabalho a longo prazo do Minas para chegar à final.
– Trabalhamos bastante, são sete anos em que estamos trabalhando e preparando esses jovens para grandes jogos. Conseguimos passar um pouco de vivência internacional para eles, como participações em torneios internacionais e sul-americanos. Ficamos agradecidos pela estrutura que o clube proporciona, e o resultado está vindo. No nosso grupo, mais da metade são atletas formados nas categorias de base. Tivemos uma evolução muito grande ao longo da temporada. Com isso, o nível dos treinamentos fica melhor, o que favorece o crescimento também na parte técnica e tática durante as partidas. No segundo turno, conseguimos colocar mais em prática o que queríamos para chegar bem nas fases finais – disse Nery.
Apesar de enfrentar um adversário, ao menos no papel, muito mais forte, com cinco campeões olímpicos no elenco, Nery segue confiante.
– Sabemos da qualidade do Taubaté, que tem grandes jogadores, acostumados com os jogos decisivos, mas nos preparamos bem para as situações de jogo. Confio muito nesse grupo e acredito no título – disse o treinador.
– Muitos atletas estão na primeira final, mas a gente vem trabalhando intensamente e pensando jogo por jogo. O grupo encarou bem a semifinal e todos estão dedicados para a final. A mescla dos jovens com os mais experientes vem sendo importante para passar essa tranquilidade e apoio – completou Nery.
De olho em mais um título da Superliga, o Fiat/Minas chega motivado para as finais, após eliminar o Vôlei Um Itapetininga na semifinal, com duas vitórias por 3 a 0. Antes, nas quartas de final, o time bateu o Apan/Eleva/Blumenau, com triunfos por 3 a 0 e 3 a 1. O time espera manter a boa fase contra a experiente equipe do EMS Taubaté Funvic, que anteriormente eliminou o Vôlei Renata, também em duas partidas, e venceu o Montes Claros América Vôlei nas quartas, por 2 a 1 na série.