O ex-oposto Vladimir Nikolov, um dos maiores nomes da história do vôlei búlgaro, teve um caso de doping acontecido em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, revelado nos últimos dias.
Segundo as informações divulgadas pelas imprensa local, a substância encontrada na urina do ex-capitão da Bulgária foi metiltestosterona, um esteróide anabolizante. O caso estava sendo julgado Tribunal Arbitral do Esporte, a última instância jurídica no meio esportivo, com contraprova realizada em 2019. Nikolov e a federação local já sabiam da decisão, tornada pública apenas agora.
A Bulgária terminou em quarto lugar na edição olímpica de 2012. Ele terá que devolver o diploma e o distintivo recebidos pela participação nos Jogos. Uma punição meramente simbólica, já que Nikolov não atua mais. Em entrevista ao Sportal, o ex-jogador falou sobre o caso.
– Não faço ideia como aconteceu. A única explicação que consigo pensar é que os suplementos nutricionais fornecidos pelos médicos da equipe estavam contaminados, mas as embalagens só ficaram guardadas por um mês depois das Olimpíadas, então não tenho como me defender. Eu sei que parece ridículo, mas não tenho uma explicação melhor – disse.
Atualmente, os dois filhos de Vladimir atuam pela seleção adulta: o ponta Aleksandar e o levantador Simeon, de apenas 16 anos. Ambos disputaram o último Pré-Olímpico.