O campeão mineiro não deu chances para o campeão paulista na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte. Vitória do Minas sobre o Sesi Bauru por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-22 e 25-19, pela terceira rodada do returno da Superliga Cimed feminina.
A levantadora Macris foi eleita a melhor em quadra pelo público e faturou o Troféu VivaVôlei. Explica-se em parte pela pontuação das atacantes, muito bem distribuída. Bruna Honório marcou 14 pontos, um a mais do que Natália e Mara. Carol Gattaz somou 11, enquanto Gabi fez nove.
Com o resultado, o time de Stefano Lavarini abre 15 pontos de vantagem para o de Anderson Rodrigues na classificação. Uma vantagem enorme considerando ambos como candidatos legítimos ao título da temporada 2018/2019.
O Minas segue na briga pela liderança com o Dentil/Praia Clube, agora com os arquirrivais com a mesma pontuação (38), após triunfo do time de Uberlândia sobre BRB/Brasília, em casa, apenas no tie-break. A diferença a favor das atuais campeãs está no números de sets perdidos: são dois a menos do que a equipe de BH.
O maior mérito do Minas na partida foi quebrar o passe do Sesi Bauru em grande parte do confronto. A levantadora Fabíola sofreu para receber o passe na mão, fazendo com que os levantamentos altos para as pontas fossem uma tônica.
Anderson começou a partida com Tifanny e Palácio nas pontas. Uma formação que dá muito peso ao ataque com Valentina Diouf na saída de rede. Mas deixa a recepção bem instável. No decorrer da partida, ele tentou corrigir o problema com Vanessa Janke. Melhorou, mas não resolveu. Diouf e Tifanny anotaram 13 pontos cada no duelo.
Pelo lado do Minas, Lavarini voltou a contar com Natália, recuperada de um problema no joelho. O desfalque, porém, foi a central Mayany, gripada, bem substituída por Mara. E teve uma atuação coletiva elogiável, mantendo as rédeas do jogo durante os três sets.
– Nos outros jogos estávamos desconcentrando no terceiro set. Sabemos da importância de manter essa consistência. Resultado hoje mostra o crescimento da equipe neste momento do campeonato – disse Macris.
Na sexta-feira, os dois times voltarão a jogar, em Gramado. Na Serra Gaúcha, a Copa Brasil entrará nos momentos decisivos. O Sesi duelará na semifinal com o Dentil/Praia Clube, enquanto o Minas pegará o Osasco/Audax.
O jogo
O Minas fez o primeiro ponto do jogo. Bem no saque e no bloqueio, a equipe mineira fez 8/3 e o treinador Anderson pediu tempo. A paralisação fez bem às paulistas que encostaram no marcador (9/7). Depois de uma boa inversão da levantadora Macris, a oposta Bruna definiu o ponto e as mineiras abriram quatro de diferença no placar (14/10). A ponteira Gabi se destacava no ataque e as mineiras aumentaram a vantagem para sete pontos (19/12). O Minas Tênis Clube foi melhor até o final e venceu o primeiro set por 25/16.
O time mineiro seguiu melhor no início do segundo set e fez 7/3. Com Tifanny bem no ataque, a equipe bauruense encostou (8/7). O time do treinador Anderson empatou a parcial no 11º ponto. Eficiente nos contra-ataques, o Minas Tênis Clube abriu três pontos (21/18). A ponteira Natália conseguiu com um ponto de ataque e o Minas Tênis Clube levou a melhor no segundo set por 25/22.
Bem no bloqueio, o Minas Tênis Clube fez 4/2 no início do terceiro set. A central Carol Gattaz fez um ponto de ataque e as mineiras abriram três pontos (9/6). Neste momento, o treinador Anderson pediu tempo. O time mineiro jogava com volume de jogo e fez 15/9. As donas da casa foram melhores até o final e venceram o terceiro set por 25/19 e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPES:
MINAS TÊNIS CLUBE – Macris, Bruna, Natália, Gabi, Mara e Carol Gattaz. Líbero – Léia
Entraram – Geórgia e Bruninha
Técnico – Stefano Lavarini
SESI VÔLEI BAURU – Fabíola, Diouf, Palácio, Tifanny, Valquíria e Andressa. Líbero – Tássia
Entraram – Naiane, Edinara, Vanessa Janke, Júlia
Técnico – Anderson
Outros jogos
O Sesc RJ jogou em casa e conseguiu uma boa vitória contra o São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP). O time do treinador Bernardinho passou pelo grupo do ABC Paulista por 3 sets a 0 (25/19, 25/19 e 25/17), no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). A ponteira dominicana Peña marcou 17 pontos (15 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque) e foi a maior pontuadora do confronto. A central Bia foi eleita pela comissão técnica a melhor do duelo e levou o Troféu VivaVôlei para casa.
Fora de casa, o Osasco-Audax (SP) levou a melhor no duelo contra o Pinheiros (SP). O time de Osasco superou a equipe da capital paulista por 3 sets a 0 (25/20, 25/20 e 26/24), no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP). A ponteira peruana Leyva foi eleita a melhor do confronto e ficou com o Troféu VivaVôlei.
O Dentil/Praia Clube manteve a liderança da Superliga Cimed feminina de vôlei 18/19. Em duelo equilibrado, o time de Uberlândia (MG) superou o BRB/Brasília Vôlei (DF) por 3 sets a 2 (25/27, 25/12, 17/25, 25/23 e 15/10), no ginásio do Praia, em Uberlândia (MG). A oposta Fawcett brilhou, marcou 28 pontos e ficou com o Troféu VivaVôlei.
O Hinode Barueri (SP) jogou no seu ginásio e superou o Fluminense (RJ). A equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu o time tricolor por 3 sets a 1 (29/27, 25/27, 25/22 e 28/26), no José Correa. A oposta Skowronska foi a maior pontuadora do confronto, com 20 pontos, e a central Thaisa foi eleita a melhor em quadra e ficou com o Troféu VivaVôlei.
O Balneário Camboriú (SC) aproveitou o apoio da torcida e conseguiu uma grande virada na noite desta terça-feira. A equipe catarinense superou o Curitiba Vôlei (PR) por 3 sets a 2 (20/25, 17/25, 25/14, 25/20 e 15/13), no Multieventos Hamilton L. Cruz, em Balneário Camboriú (SC). A ponteira Paula Mohr brilhou, marcou 20 pontos e ficou com o Troféu VivaVôlei.
LEIA TAMBÉM
+ Tifanny: “O respeito que estou tendo agora dentro e fora de quadra está sendo muito maior agora”
+ Duelo paulista entre EMS/Taubaté/Funvic e Vôlei Renata é um dos principais da rodada desta quarta