O Zaksa Kedzierzyn Kozle, de maneira dramática, se classificou para a final da Champions League masculina. Nesta quarta-feira, jogando na Polônia, o time dirigido por Nikola Grbic eliminou o Zenit Kazan, da Rússia, no golden set.
No “jogo normal”, triunfo dos russos por 3 sets a 2, parciais de 25-17, 16-25, 21-25, 30-28 e 20-18, salvando vários match points em um confronto não aconselhável para cardíacos. Como o Zaksa havia vencido em Kazan também no tie-break, a definição da vaga para o golden set. Na parcial, novo confronto parelho até o fechamento dos donos da casa em 15 a 13.
O maior pontuador do jogo foi o oposto Mikhaylov, autor de 27 pontos para o Zenit, 26 deles no ataque, com ótimo aproveitamento de 68%. Segundo as estatísticas da Confederação Europeia, ele não sofreu nenhum ponto de bloqueio dos poloneses. O ponta francês Earvin Ngapeth colaborou com 22.
Pelo Zaksa, o oposto Kaczmarek e o ponta Semeniuk, ambos na lista de convocados por Vital Heynen para a seleção polonesa, terminaram com 21 cada. Sliwka, outro selecionável, colaborou com 17, incluindo o último.
Na decisão, o time polonês, o primeiro em cinco temporadas a decidir o principal torneio europeu de clubes, enfrentará um italiano: o Trentino, que eliminou o Perugia.