Conegliano e Novara deram um passo importante para disputa de mais uma decisão. O Conegliano, atual detentor do scudetto, abriu com vitória a série de semifinal do Campeonato Italiano feminino. Jogando em casa, contra o Scandicci, a equipe de Egonu conseguiu uma bela vantagem ao vencer por 3 a 0 (25-23, 25-21, 25-21) o primeiro jogo.
O Scandicci, das brasileiras Natália e Bia, não conseguiu superar o volume de jogo das adversárias e tampouco quebrar a linha de recepção. Com isso Wolosz conseguiu colocar o time inteiro para jogar. Egonu foi a maior pontuadora com 18 acertos, Folie (12) e Plummer (10) vieram a seguir. Pelo Scandicci, Malinov não teve suas atacantes seguras na virada de bola principalmente as ponteiras Pietrini (oito pontos) e Natália (seis pontos). A maior pontuadora da equipe foi a jovem oposta Ekaterina Antropova, somando 10 acertos.
Já Novara x Monza foi um jogo mais equilibrado, com as mandantes vencendo no tie-break. O Novara abriu 2 sets a 0 (25-22, 25-18), mas o Monza conseguiu igualar o jogo e forçou o tie break (29-31 e 20-25). No tie-break o Monza cedeu seis erros e, com Nika Daalderop decisiva, o Novara fechou em 15-12.
A turca Karakurt foi a maior pontuadora do confronto com 29 pontos: 22 ataques (40% de aproveitamento), dois bloqueios e cinco aces. A holandesa Daalderop contribuiu com outros 20 acertos. Pelo Monza, Jordan Larson e Lise Van Hecke anotaram 18 pontos cada. As centrais Danesi e Dana Rettke fizeram 13 e 15 pontos, respectivamente.
Com os resultados, Conegliano e Novara largaram na frente e estão a apenas uma vitória de disputarem mais uma final. A grande rivalidade italiana dos últimos anos já disputou duas finais na atual temporada: Supercopa Italiana e Copa Itália. Ambas tiveram triunfo do Conegliano.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei