Em uma partida repleta de alternâncias, o Novara saiu na frente do Eczacibasi na semifinal da Champions League feminina 2022/2023. Nesta quarta-feira, na Itália, vitória das donas da casa por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 25-19, 20-25, 17-25 e 16-14. O jogo de volta acontecerá na próxima semana, na Turquia.
Na volta, quem vencer por 3-0 ou 3-1 estará na grande decisão. Um triunfo das turcas no tie-break forçará o golden set. Para as italianas a vitória em cinco sets também garantirá a vaga sem a parcial extra.
Para abrir na frente na série, o Novara precisou de sua bola de segurança: a turca Ebrar Karakurt. Foram 27 pontos da oposta, com 49% de aproveitamento ofensivo (25 de 51). Ela ainda fez dois aces. Quem também chegou aos dois dígitos de pontuação foi a ponteira cubana Kenia Carcaces: 13. A ponteira Catarina Bosetti e a central Cristina Chirichella somaram nove pontos cada.
Do lado do Eczabinasi, melhor time da fase de grupos da competição, Tijana Boskovic foi muito bem marcado pelo sistema defensivo nos dois primeiros sets, ficando limitada a oito pontos. Ela cresceu na metade final, terminando com 27. O aproveitamento dela no ataque, que durante a temporada tem ficado frequentemente na casa dos 60%, hoje terminou em 47%. As ponteiras Hande Baladin e Irina Voronkova vieram na sequência com 13 e 12 pontos, respectivamente.
A destacar no lado turco o desempenho aquém das centrais (Heyrman e Guveli fizeram cinco pontos cada, Sinead Jack, quatro, com eficiência de ataque entre 23 e 30%), mesmo com a positividade do passe estando em 50%.
Nesta quinta-feira, o clássico entre Vakifbank x Fenerbahce abre a outra semifinal. O Web Vôlei fará a transmissão sem imagens, no YouTube e na Twitch, a partir das 13h20, com narração de Bruno Souza, comentários de Gurja e Daniel Bortoletto.