A Seleção Brasileira masculina não está com força máxima na Copa do Mundo por conta da ausência de Wallace, liberado pela comissão técnica para acompanhar a reta final da gravidez da esposa. Mas o campeão olímpico vem sendo substituído à altura por Alan.
Após as cinco primeiras partidas no Japão, o oposto de 2,02m tem números dignos do titular.
Alan é o maior pontuador da Copa do Mundo até aqui com 81 pontos, média de pouco mais de 16 por jogo.
O jogador de 25 anos ainda lidera a estatística de saque, com 11 aces feitos (0,65 por set). E, apesar de não estar na liderança, tem ótimo número no aproveitamento de ataque. Alan colocou no chão 56,4% das bolas recebidas, ocupando o quarto lugar nesta estatística. Como critério de comparação, o craque americano Matt Anderson está à frente com 57,4%.
E não para por aí! Alan está em oitavo lugar entre os melhores defensores. À frente dele, seis líberos, especialistas no fundamento, e um levantador. Ele é o primeiro atacante a aparecer neste ranking.
Até no passe ele já protagonizou um lance surreal nesta Copa do Mundo.
Lance espírita à parte, o crescimento do oposto na temporada é nítido. Ele já vinha de uma Superliga muito consistente com o Sesi e esteve em todas as grandes competições com a Seleção no ano. No Campeonato Sul-Americano, por exemplo, Alan foi decisivo na vitória sobre a Argentina, de virada, na final, e acabou com o prêmio de melhor jogador da competição.
Performances suficientes não apenas para garantir Alan entre os 12 prováveis convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Hoje, ele mostra ter jogo para disputar com Wallace, uma referência internacional da posição nesta década, a titularidade.
Por Daniel Bortoletto
LEIA TAMBÉM
+ Maique comemora reação da mãe ao saber de namoro
+ Leal garante que ele e Lucarelli podem jogar juntos sim
+ Bernardinho fala sobre Ricardinho, Neymar, Zé Roberto, Bruninho e política