O Brasil encerra a participação no torneio feminino de vôlei nos Jogos Pan-Americanos com a medalha de prata. Nesta quinta-feira (26/10), derrota na final para a República Dominicana por 3 sets a 0. Os números abaixo ajudam a entender a partida.
As caribenhas eram as favoritas, já que levaram força máxima para Santiago, após uma brilhante campanha no Pré-Olímpico, carimbando o passaporte para Paris-2024. No primeiro set, porém, a Seleção Brasileira teve suas chances, exigiu demais das dominicanas, mas não soube fechar, caindo em 26-24, trazendo um impacto emocional nítido. A partir daí a decisão teve uma única dona.
A República Dominicana conseguiu estabilizar sua linha de passe e assim seu poderoso ataque fez a diferença. Já do lado brasileiro a recepção foi irregular e o setor ofensivo, em vários momentos, perdeu a paciência e tentou encarar o pesado bloqueio adversário. E se deu mal.
Tanto que apenas Sabrina chegou aos dois dígitos de pontuação para o Brasil, com 14. Já do lado do time de Marcos Kwiek um quarteto teve números bem parecidos: Peña (13), Gonzalez (12), Jineiry Martinez e Brayelin Martinez (11 cada). Confira os números da final do Pan:
Números de pontos de ataque
Brasil: 31 (14 de Sabrina e 5 de Tainara)
República Dominicana: 43 (11 de Gonzalez, 10 de Peña e 10 de Brayelin Martinez)
Pontos de bloqueio
Brasil: 8 (5 de Lorena)
República Dominicana: 11 (4 de Arias)
Pontos de saque
Brasil: 1 (1 de Larissa)
República Dominicana: 3 (1 de Peña, 1 de Brayelin Martinez e 1 de Larysmer Martinez)
Erros
Brasil: 19
República Dominicana: 19
Brasil: Naiane (1), Sabrina (14), Maiara Basso (3), Helena (3), Larissa (4), Lorena (8) e Laís (líbero). Entraram: Aline Segato, Luzia, Talia (1), Tainara (6), Carol Leite. Técnico: Paulo Coco.
República Dominicana: Marte (1), Gaila Gonzalez (12), Peña (13), Brayelin Martinez (11), Jineiry Martinez (11), Arias (7) e Castillo (líbero). Entraram: De La Cruz (1), Peralta, Larysmer Martinez (1), Eve. Técnico: Marcos Kwiek.