A Seleção Brasileira masculina foi eliminada nesta quarta-feira na Liga das Nações (VNL). Em Bologna, na Itália, derrota de virada para os Estados Unidos, na abertura das quartas de final. Depois de um início animador, com muito volume de jogo, eficiência no passe e ótimo desempenho de Leal e Lucarelli no ataque, o Brasil não conseguiu manter o ritmo. Viu o time americano crescer na defesa e usar e abusar dos ataques pelo meio. Aos poucos, o Brasil passou a errar demais no saque ou não conseguir quebrar a linha a recepção adversária. Assim, o bloqueio virou quase espectador. A vitória dos EUA no terceiro set mexeu com o psicológico brasileiro e o placar chegou a apontar 12-5. O time verde-amarelo, com algumas mexidas, chegou a diminuir para um, mas um outro apagão fez os americanos marcarem oito dos últimos dez pontos do duelo. Confira os números do confronto:
Números de pontos de ataque
Brasil: 61 (18 de Leal)
Estados Unidos: 56 (16 de DeFalco)
Pontos de bloqueio
Brasil: 3 (2 de Flávio)
Estados Unidos: 7 (3 de Smith)
Pontos de saque
Brasil: 2 (1 de Lucarelli e 1 de Darlan)
Estados Unidos: 4 (2 de Christenson)
Eficiência na recepção
Brasil: 69% de Thales
Estados Unidos: 50% de Shoji
Erros
Brasil: 28
Estados Unidos: 21
Brasil: Bruninho, Darlan (13), Leal (18), Lucarelli (16), Isac (1), Flávio (9) e Thales (líbero) Entraram: Rodriguinho, Maique (líbero), Lucão (8), Aracaju, Cachopa. Técnico: Renan Dal Zotto.
Estados Unidos: Christenson (3), Ensing (6), Aaron Russell (14), DeFalco (17), Smith (11), Jendryk (8) e Shoji (líbero). Entraram: Kyle Russell (8), Muagututia. Técnico: John Speraw.