O Campeonato Turco feminino chegou ao fim do returno nesta quinta-feira (28/3), com 100% de “aproveitamento” brasileiro, com todas as representantes nas semifinais. O Web Vôlei fez o levantamento dos números do quarteto Gabi, Julia, Ana Cristina e Diana, com um comentário de Daniel Bortoletto para cada uma delas.
GABI
* 317 pontos – maior pontuadora do Vakifbank
* 34 pontos de bloqueio, sendo top 25 no campeonato
* 56% de positividade no passe (212 em 380 ações) – terceira melhor do campeonato
* 46% de aproveitamento no ataque: 13º melhor na competição
“Carregou o Vakif nas costas na temporada. A capitã precisou assumir um papel de protagonismo ofensivo por conta da instabilidade das outras ponteiras e das opostas. No passe, o terceiro lugar equivale ao segundo, descartando que a primeira fez poucas ações (65). Neste caso, Gabi, com 56%, ficou atrás apenas de Ilkin Aydin, com 57%”.
ANA CRISTINA
* 139 pontos
* 44% de aproveitamento no ataque: 17º melhor na competição
* 39% de positividade no passe (81 em 207 ações)
“Não conseguiu jogar tanto quanto se esperava, pela escolha das estrangeiras feita por Lavarini por conta da limitação (Drca-Zivkovic, Fedorovtseva e Stysiak) em grande parte da temporada. No ataque, mostrou seu potencial, mas ainda precisa melhorar a positividade no passe. Por sacar viagem, tem potencial para fazer mais diferença”
JULIA BERGMANN
* 298 pontos – segunda maior pontuadora do THY
* 29 aces – sétima melhor do campeonato
* 37% de aproveitamento no ataque
* 45% de positividade no passe (334 em 746 ações)
“Foi a jogadora mais caçada pelos saques entre as 40 melhores do fundamento: 746 ações. Quem fica mais perto nos números não alcançou 600. E o teste serviu para a evolução de Julia. Destaque positivo para a quantidade de aces marcados e o negativo para a necessidade da melhoria no ataque para ser uma atleta mais completa”
DIANA
* 75 pontos
* 0,89 ponto de bloqueio por set – segunda melhor do campeonato
“Outra com menos tempo em quadra na temporada por conta da limitação de estrangeiras (as turcas Babat e Akman são as titulares do THY). Mas mostrou seu potencial de bloqueio ao ficar atrás apenas de Yasemin Guveli na média de pontos marcados por set, com números melhores do que Gunes (0,82) e Kalac (0,80)”.
Alguém vai perguntar: cadê a Macris? O Turco não disponibiliza nenhum dado específico sobre levantadoras. E, sem tanto tempo em quadra como titular do THY, ela não aparece em destaque em outros fundamentos. Todas as brasileiras estarão em ação nas semifinais do Campeonato Turco, a partir de segunda-feira. Confira a tabela.