O Campeonato Mundial feminino de clubes, em Hangzhou, na China, começou com derrota brasileira nesta segunda-feira. O Gerdau Minas foi superado pelo Milão em sets diretos. Alguns números ajudam a explicar o sucesso do time de Egonu na estreia.
A oposta italiana, ainda em busca da melhor forma técnica depois de um afastamento para operar o nariz, foi a maior pontuadora do Milão, com 18 pontos e um aproveitamento ofensivo de 40%. Ela ainda pontuou duas vezes no bloqueio e mais duas no saque.
Pelo lado minastenista, as ponteiras titulares Peña e Plak foram mal, com apenas um ponto da dominicana e três da holandesa. Da metade do segundo set em diante, Pri Daroit e Glayce formaram a dupla de ponteiras. Mas o time sofre na posição para equilibrar passe e virada de bola.
Kisy, depois de um primeiro set com pouca efetividade no ataque, cresceu de produção e terminou a partida com 18 pontos e 38% de aproveitamento ofensivo. Nicola Negro, em várias passagens, pediu mais agressividade do saque. E com Thaisa no fundamento o Minas teve seus melhores momentos, chegando a abrir quatro pontos de frente no terceiro set. Mas foram erros em excesso no fundamento.
A destacar no time italiano a presença decisiva do bloqueio das centrais Danesi e Kurtagic nesta primeira apresentação no Mundial de 2024. Confira outras estatísticas do duelo, segundo os dados divulgados pela FIVB:
Números de pontos de ataque
Gerdau Minas: 35 (15 de Kisy e 5 de Glayce)
Milão: 35 (14 de Egonu e 7 de Sylla)
Pontos de bloqueio
Gerdau Minas: 4 (2 de Kisy)
Milão: 8 (3 de Danesi e 3 de Kurtagic)
Pontos de saque
Gerdau Minas: 6 (5 de Thaisa)
Milão: 7 (2 de Egonu e 2 de Cazaute)
Erros
Gerdau Minas: 27
Milão: 19
Gerdau Minas: Gray (2), Kisy (18), Peña (1), Plak (3), Thaisa (9), Kelly (3) e Kika (líbero). Entraram: Pri Daroit (3), Fran, Amanda Marques, Glayce (6). Técnico: Nicola Negro.
Milão: Orro (2), Egonu (18), Daalderop (4), Sylla (8), Kurtagic (8), Danesi (8) e Fukudome (líbero). Entrou: Cazaute (2). Técnico: Stefano Lavarini.