A Turquia flertou com a zebra no domingo diante dos Estados Unidos. A Ucrânia se consolidou como a zebra na segunda-feira. O Campeonato Mundial masculino teve a maior surpresa da edição de 2022 no terceiro dia das oitavas de final, com os ucranianos mandando a Holanda para casa após um sonoro 3 sets a 0. Com um jogo coletivo surpreendente, a Ucrânia teve quatro jogadores com dois dígitos de pontuação, algo raro em uma partida de apenas três sets. Mérito inicial do levantador Shchytkov, ao distribuir o jogo com inteligência, matando o block holandês, autor de apenas um pontinho. Por outro lado, o bloqueio ucraniano esteve impecável e praticamente anulou Nimir Abdel-Aziz, a estrela da companhia. Nas quartas de final, o duelo será contra a Eslovênia. E a Ucrânia pode, sim, sonhar com mais uma surpresa. Confira os números da partida:
Números de pontos de ataque
Holanda: 33 (10 de Ter Horst e 8 de Nimir)
Ucrânia: 37 (11 de Tupchii e 10 de Plotnytskyi)
Pontos de bloqueio
Holanda: 1 (1 de Ter Horst)
Ucrânia: 12 (4 de Kovalov e 3 de Semeniuk)
Pontos de saque
Holanda: 2 (2 de Nimir)
Ucrânia: 5 (3 de Kovalov)
Erros
Holanda: 21
Ucrânia: 17
Holanda: Keemink (1), Nimir Abdel-Aziz (10), Ter Horst (11), Tuinstra (3), Plak (5), Parkinson (3) e Andringa (líbero). Entraram: Van Garderen (1), Jorna, Ter Maat (2), De Weijer e Wiltenburg. Técnico: Roberto Piazza.
Ucrânia: Shchytkov (2), Tupchii (14), Plotnytskyi (11), Kovalov (12), Semeniuk(10), Drozd (5) e Kanaiev (líbero). Técnico: Ugis Krastins.