O Brasil terminou o sábado na sexta colocação da VNL 2023, com 7 vitórias em 11 jogos e 21 pontos. O primeiro critério de classificação da Liga das Nações é o número de vitórias e não de pontos. À frente da Seleção Brasileira, que encerra a sua participação na fase classificatória da competição contra a Tailândia, em Bangkok, estão, na ordem, Estados Unidos, Polônia, Turquia, China e Japão. Os três primeiros colocados não têm como ser alcançados. O Brasil, já classificado, só pode chegar a quarto, na melhor das hipóteses. Na pior, termina a semana em sétimo.
O jogo contra as donas da casa neste domingo será às 10h30, com transmissão pelo SporTV e pelo canal do Web Vôlei no YouTube.
Se a classificação terminar do jeito que está neste momento, o Brasil pegaria a Turquia nas quartas de final, que acontecerão entre os dias 13 e 16 de julho na cidade de Arlington, nos Estados Unidos. A Itália é a atual campeã da competição. Os Estados Unidos são os maiores vencedores do torneio, desde que ele deixou de ser chamado de Grand Prix para receber o nome de VNL. As americanas levantaram o troféu nas edições de 2018, 2019 e 2021.
Para terminar em quarto, o Brasil, além de vencer a Tailândia por 3 a 0 ou 3 a 1 (somar três pontos), precisa de tropeços da China para os Estados Unidos e do Japão diante da Itália. O time pode terminar entre as quarta, quinta, sexta e sétima colocações.
Dos times que estão na fase final, o Brasil venceu Japão, Itália e Alemanha. Perdeu para China, Turquia e EUA. O time não enfrentou a Polônia de Lavarini na primeira fase.
Rodada deste domingo (horários de Brasília)
2h – Polônia x Coreia
3h – Croácia x Turquia
5h30 – China x EUA
7h Itália x Japão
10h30 – Brasil x Tailândia (SporTV e YouTube do Web Vôlei)