O Olympiakos faturou, nesta quarta-feira (15/3), o título da Challenge Cup, uma das competições europeias de clubes. No segundo jogo da decisão, nova vitória sobre o Maccabi Yeadim, de Israel, por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-21, 25-16. E teve brasileiro como protagonista.
O meio de rede Gustavão terminou a final com 11 pontos: sete no bloqueio e mais quatro no ataque, fundamento com 100% de aproveitamento.
Com a atuação decisiva, o brasileiro terminou na pontuação empatado com oposto esloveno Toncek Stern (11) e à frente do ponteiro cubano Salvador Hidalgo (10). Pelo lado israelense, presença brasileira também: o ponteiro Gian esteve em quadra. Ele, filho do treinador Mauro Grasso, foi titular e marcou sete pontos, dois deles no saque. O russo Safonov, com dez acertos, liderou o Maccabi Yeadim.
Como havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0, o Olympiakos necessitava ganhar apenas dois sets para faturar o título. E a festa no ginásio foi enorme após o triunfo na segunda parcial, com aproximadamente 13 mil torcedores presentes. O levantador italiano Travica foi eleito o MVP das finais.
– Grande resultado. Após 18 anos, o Olympiakos volta a ganhar uma copa europeia. Quero agradecer ao clube, aos jogadores e toda a comissão técnica pelo maravilhoso trabalho feito. E parabéns também para todos os nossos torcedores, que criaram uma atmosfera maluca – comentou Alberto Giuliani, técnico italiano do time grego.